A proposta arquitetônica se articulada em função do estudo e observação do trabalho do artista em busca de um "conceito" que permita - através de um elemento arquitetônico - a construção da proposta e do programa funcional da Fundação Mario Toral.
Veja mais da proposta premiada com o segundo lugar do Concurso de Idéias Museu Mario Toral, concebido pelo escritório BBATS + TIRADO.
Após o estudo da obra do artista, pudemos fazer três observações que nos permitiram estabelecer conceitos projetuais:
FUNDOS DIFUSOS / Neutros
- ELEMENTO FIGURATIVO / Principal
- CRUZAMENTOS GEOMÉTRICOS / Secundário
Estas observações nos levaram a propor três elementos arquitetônicos associados a eles, estabelecendo três funções programáticas:
- um PLANO / o Jardim_ em resposta aos fundos difusos das obras do artista, o jardim como plano inclinado unitário define o passeio, o passeio dos visitantes e do artista, que permite a "Soledad Artística"
- uma FENDA / Escavação_ como elemento figurativo principal da proposta, que articula todos os programas, de características estereotômicas relacionadas à escavação, para a massa. Este nível, estando diretamente relacionado com o acesso e os espaços ao redor, define a FUNDAÇÃO propriamente dita, com os programas que permitem a disseminação, desenvolvimento e pesquisa artística. Como nas obras do artista, este elemento figurativo principal articula os elementos restantes.
- BARRAS / elevadas_ um conjunto de elementos geométricos que se cruzam sobre a fenda figurativa principal, com características tectônicas, soma das partes, denotando a força do frágil. Esses elementos, com certo caráter de independência e de privilégio sobre o plano do jardim, definem o estrato da EXPOSIÇÃO das obras de Mario Toral.
Na análise do trabalho do artista, outras observações surgiram e foram transformadas no projeto, tais como: Limites precisos, definidos na luz ou na sombra, utilizados para a definição dos interiores, como, por exemplo, na iluminação dos encontros das paredes com o teto e das paredes com o piso; Materiais antigos, na definição das qualidades materiais do projeto, que reforçam as características estereotômicas e tectônicas da fenda e das barras, através do uso da pedra e do concreto na fenda, e madeiras não tratadas, com oxidação natural como proteção, nas barras superiores que se cruzam.
Circulação O projeto apresenta uma clara diferenciação da circulação e dos passeios, tanto nos percursos públicos do pedestre pública quanto no fluxo interno dos artistas, com o objetivo de permitir encontros e distâncias ao mesmo tempo.
Integração Obra Nova – Edificações Existentes O projeto propõe uma distribuição programática, principalmente na parte nova da obra, mas procura alocar, em edifícios existentes, programas importantes para a consolidação da Fundação, como escritórios e administração, um ateliê complementar e uma residência para 3 a 5 artistas.
Veja a proposta que recebeu o Primeiro Lugar no Concurso de Idéias para o Museu Mario Toral, desenvolvido pelo escritório Albert Tidy Architects.
Concurso
Concurso de Ideas Museo Mario ToralPremio
Segundo LugarArquitetos
Cristóbal Tirado Luchsinger, Silvia Barbera Correia, Jorge Batesteza PennaArquiteto Colaborador
José Tomas RodríguezColaboradores
Cristian Fuhrhop, Diego RiveraColaborador Externo
Andrés SalazarAno Projeto
2013Fotografias