-
Arquitetos: Klab Architecture ; Klab Architecture
- Ano: 2013
-
Fotografias:Panos Kokkinias
“Urban Stripes” é um edifício de apartamentos, ou um “polykatoikia” como é conhecido na Grécia esse tipo de edifício. Está localizado em Koukaki, um bairro no centro de Atenas bastante próximo ao novo museu da Acrópolis , projeto de Bernard Tschumi e a antiga fábrica de cerveja "Fix” de Zenetos, um influente arquiteto grego do último século. O bairro é principalmente residencial, construído entre os anos 60 e 70, com a tipologia dos “polykatoikia”.
Reinterpretando elementos desta tipologia e de outros dois edifícios importantes do entorno, "Urban Stripes” cria uma nova fachada urbana respondendo às condições urbanas e sociais da atualidade.
O edifício foi projetado quando a crise não era tão evidente em Atenas, e foi concluído quando a crise estava no seu auge. Embora não foi projetado seguindo a onda da bolha de construção civil de apartamentos acabamentos de alto padrão, não é um edifício da crise. É mais um edifício flexível que oferece soluções para diferentes orçamentos e necessidades como era sempre o caso de algumas décadas atrás em Atenas quando “polykatoikia” era um experimento interessante de mistura social e mistura de funções. Normalmente segue a hierarquia de mais luxuosos a partir do topo, distribuindo os espaços de escritórios nos primeiros pavimentos, lojas comerciais no térreo, residencial nos pavimentos intermediários, superiores e no subsolo.
Apartamentos são definidos através de seu tamanho, posição, planta baixa, corte e sua vista para a Acrópole. Aqui, o tecido urbano está sendo filtrado e a privacidade é importante onde o ambiente urbano denso é dominante. O edifício se vale de linearidade, que cria uma relação direta com o edifício de Zenetos, e de varandas, que foram concebidas através de aberturas lineares em diferentes alturas que mostram ou ocultam partes diferentes do cenário urbano. Justaposta à linearidade, as varandas em balanço atuam como verdadeiros volumes.
Morar no centro de Atenas hoje em dia é dramaticamente diferente de quando o bairro foi construído, entre 1960-1970. Privacidade e segurança são muito importantes. Vistas controladas, ocultando o que não se quer ver, e permitindo ver o que se quer é importante também. Poluição e ruídos alteram a necessidade de varandas que são essenciais ao funcionamento do apartamento devido ao clima de Atenas, mas não às dimensões em que costumavam ser.
Em uma cidade cinza como Atenas, a cor branca da fachada realmente se destaca, mas também auxilia na reflexão da intensa radiação solar do verão. O primeiro pavimento será utilizado por escritórios, o que resulta numa fachada diferente, criando uma base para o edifício. A fachada dos fundos utiliza diferentes elementos das fachadas de fundos dos edifícios de Atenas. Utilizando formas características do passado como a escada cilíndrica e aberturas que parecem deslocadas, o edifício possui uma reinterpretação contemporânea das fachadas de fundos quase arbitrárias, sem um projeto real, típica desses edifícios.
A filtragem necessária, mas muitas vezes à contragosto dos proprietários em relação a essas vistas da quase negligenciada fachada dos fundos, era uma tarefa muito importante que o escritório Klab Architecture teria que fazer. Usando vidros laminados coloridos, propuseram uma vista diferente dessas ruínas urbanas, que se tornaram bastante interessantes.
Cada pavimento é diferente e seus apartamentos correspondem à diferentes cenários e necessidades. À medida que se aproxima do topo, as vistas da Acrópolis e do Parthenon são cada vez mais surpreendentes. Devido às restrições urbanas o edifício recua a partir do quinto pavimento, criando apartamentos de cobertura com grande transparência para explorar o diálogo com a Acrópolis. As coberturas são feitas de concreto aparente e grande área envidraçada, características essas que são estendidas nos três pavimentos seguintes.
No interior, os espaços comuns são tratados utilizando alguns elementos tradicionais, como os pisos em mosaicos e bordas e cantarias em mármore, o que permite utilizar uma paleta de cores diferentes para criar identidade e diferenciar cada pavimento.