Com os avanços tecnológicos, cada vez mais vivemos num mundo que favorece o isolamento, e as pessoas, especialmente os chamados da "geração Y" estão sedentos por ambientes de interação humana, comunidade física e de estilumação social. Um número crescente de start-ups estão chegando ao mercado com produtos voltados para facilitar interações cara-a-cara e responsabilidade comunitária para a realização de objetivos.
Ao mesmo tempo, o número de espaços de co-working abrindo em todos os Estados Unidos representa os anseios das pessoas por menos isolamento. Em São Francisco, empresários estão criando 'colmeias verticais' inovadoras onde um grande número de pessoas vivem, trabalham e criam juntas. Essa geração está começando a entender o poder da comunidade, a responsabilidade positiva que ela representa, e as vantagens únicas de criação de ecossistemas de economia compartilhados do ponto de vista do capital humano.
A Brooklyn Boulders (BKB), construiu e opera escalada em rocha e os equipamentos de musculação que estão mesclados a ambientes que abrigam diversos grupos de pessoas. Esses grupos constroem uma comunidade coesiva e vibrante, colocando a cultura e o senso comunitário em primeiro lugar, ancorados pelo poder do estímulo físico para que ele possa estimular a criatividade e inovação. A equipe BKB continua a trabalhar para incentivar o processo de start-up empresarial.
Mesclando os limites entre trabalhar, viver e se divertir é a visão diária da BKB enquanto empresários e este novo espaço colaborativo ativo é a manifestação de seus esforços para fazer desta uma realidade para aqueles que estão em sintonia similar.
É um espaço que é propício para a maneira como a 'geração Y' está redefinindo a forma como fazemos as coisas. Nosso ponto de partida é a crença de que a fisicalidade estimula a inovação e a criatividade. A partir daí, foi desenvolvido o espaço para celebrar a energia, o movimento, e para oferecer estimulação em muitas formas. As pessoas podem entrar e ocupar um nas mesas, se conectar ao Wi-Fi livre, e receber colaboração em suas planilhas, enquanto torce para os amigos que estão com problemas de escalada logo ao lado.
Eles são constantemente incentivados pela equipe do BKB para fazerem intervalos para se exercitar, encontrar seus colegas sentado em esferas de yoga na mesa de conferência falando sobre sua viagem mais recente escalada ou colaborar em uma start-up. Onde mais você poderia ir trabalhar e alternar isto com uma sessão de escalada, uma aula de Acroyoga ou uma pausa na sauna?
O espaço tem um aspecto cru, ruidoso, e carregado de energia. O que o torna único não é o espaço em si, mas a soma de suas partes. É arte de rua local grafitada nas paredes, música tocando por toda parte, e as pessoas subindo pelas paredes (literalmente). Não é um ambiente de trabalho elegante, silencioso, estéril onde você pode sentar e sediar uma conferência telefônica.
É uma mistura única de espaço de trabalho que foi feito para englobar pessoas ativas e servir de abrigo base para o crescente número de empresários, artistas e criativos que estão procurando ser menos isolados. Esse espaço é para pessoas que querem estabelecer um estilo de vida mais equilibrado, saudável e querem se envolver, colaborar e se divertir. Esse experimento colaborativo está por sobre uma parede de escalada de 36 metros em meio à um arejado galpão de 3.716 metros quadrados.
A escalada é um esporte que atrai um grupo diverso de pessoas que não teriam outra oportunidade de se encontrar. Os usuários ficam bastante tempo nas paredes de escalada socializando nos colchões entre as escaladas; não é raro ver um empresário, um artista, um escalador profissional conversando. Baseado neste ambiente dinâmico, o objetivo é se valer desse incrível atributo do esporte para envolver ativamente as comunidades diferentes em torno de um mesmo objetivo.
Com intuito de fomentar o colaboracionismo, os administradores do BKB organizam semanalmente palestras e oficinas, cujos oradores vão desde gurus de start-ups à escaladores profissionais. Entre os que já estiveram no BKB, destaque para a equipe do Vita Coco, HubSpot e algumas start-ups incluindo Eye-Netra.
Desde sua recente inauguração, o edifício já sediou uma série de eventos culturais, como o lançamento de uma marca de tênis, um campeonato local de skate e uma seletiva para performances do Red Bull. Entre outros eventos colaborativos confirmados, para o início de 2014 o edifício sediará um evento TEDx.
Nos bastidores, já existe a parceiria com o Centro de Inovação de Cambridge, um dos mais consagrados e experientes espaços colaborativos dos Estados Unidos. Sua equipe continua a prestar auxílio que vão desde soluções de desenho espacial à aplicação de tecnologias que fazem o espaço colaborativo ativo mais familiar aos usuários. Este projeto é uma plataforma facilitadora para inspiração, criatividade e fortalecimento ancorados pela natureza física da escalada e da musculação.
Artigo original por Jesse Levin da Active Collaborative Space.