O escritório Richard Meier & Partners compartilhou conosco o projeto das Torres Reforma, um edifício de uso misto situado no Paseo Reforna na Cidade do México.
Para o desenvolvimento do projeto, o escritório ganhador do prêmio Pritzker associou-se com o escritório mexicano Diametro Arquitectos e espera-se que o projeto seja finalizado em 2015.
A seguir, deixamos vocês com o comunicado da impressa e com a completa documentação do projeto.
Nova Iorque, 28 de janeiro, 2014 - o escritório Richard Meier & Partners está orgulhoso em anunciar seu novo projeto na Cidade do México. A nova Torre Reforma se tornará um desenvolvimento dinâmico de uso misto composto de duas torres com escritórios, um hotel, comércio, restaurantes e um centro esportivo.
A Cidade do México representa um dos mais importantes centros culturais e comerciais da América Latina. Como a economia da cidade continua crescendo, a intenção de Richard Meier & Partners é criar um projeto que esteja de acordo com a história do México e seu legado arquitetônico.
As Torres Reforma estão localizadas no Paseo Reforma na Cidade do México. Esse elegante boulevard foi projetado para comemorar a história da América e converteu-se em uma importante via comercial que atravessa diagonalmente a cidade. Posicionando-se de forma determinante nesse boulevard, a proposta cria um edifício de uso misto desenhado pelo escritório ganhador do prêmio Pritzker do arquiteto Richard Meier e desenvolvido pelo Diámetro Arquitectos
Esse novo projeto é composto por dois edifícios unidos por uma base. Uma torre icônica de 40 pavimentos de uso misto considerará uma série de programas tais como escritórios de alto padrão, espaços de comércio, restaurantes, um centro esportivo e lugares para estacionar. Além disso, um hotel de 27 pavimentos que segue os mesmos princípios de desenho do seu homólogo e complementará as atividades do complexo. O desenho total do projeto considera as limitações atuais da cidade ao mesmo tempo em que leva em conta a possibilidade de um futuro desenvolvimento e alteração do seu entorno.
Bernhard Karpf, sócio responsável pelo projeto comenta "No centro do complexo existe um vazio central, um pátio urbano na torre principal que é uma celebração do espaço, da forma e da luz. A luz natural que se inflitra através do vazio entre os módulos de escritórios proporciona condiçõs de luz especialmente dinâmicas. Desenhamos a superfície e o volume das torres para tirar vantagem da luz natural, das variações de escala e das vistas da cidade".
As estratégias de desenho do projeto desafiam as típicas convenções sobre os arranha-céus. Estrategicamente modelando um vazio central através do volume da torre, a estrutura e o programa se redistribuem em configurações não convencionais porém eficientes. As novas possibilidades das suas lógicas internas são refletidas no exterior através do recorte da volumetria. Um gesto que permite maximizar a luz e a ventilação natural no centro dos pavimentos de escritórios, aproveitando a transparência e enfatizando as vistas do centro histórico da cidade e do Boulevard Reforma.
David Cherem Ades, diretor de projeto do Diámetro Arquitectos comenta "Na última década a expansão urbana tem invadido e reduzido os espaços públicos nas grandes cidades como Cidade do México. Por essa razão, tem se tornando uma característica essencial dos nossos projetos com Diámetro Arquitectos conectar os espaços interiores e exteriores. Foi um empolgante desafio projetar as Torres Reforma na mais importante avenida da Cidade do México. O desenho integra a cidade e a paisagem com os edifícios. Sua transparência e áreas abertas misturam os espaços exteriores com os interiores aprimorando a experiência do usuário com a cidade e os elementos naturais".
A imagem icônica das novas Torres Reforma estabelecerá uma relação dinâmica entre os edifícios e a malha da Cidade do México, enquanto cria um manifesto visual que desafia as tradicionais tipologias dos arranha-céus. Espera-se que o projeto esteja finalizado em 2015 e será desenvolvido em colaboração com os arquitetos associados do Diámetro Arquitectos e os engenheiros estruturais do Grupo WSP.
Isaac Sasson Misri, também diretor de projetos do Diámetro Arquitectos comenta “Tem sido uma tarefa gratificante colaborar com o escritório do ganhador do prêmio Pritzker, do arquiteto Richard Meier, em seu primeiro arranha-céu construído no México devido a construtiva colaboração profissional, contribuindo com o desenho de um exitoso projeto e o conhecimento adquirido pelo nosso escritório".
Richard Meier comenta: “O desenho da Torre Reforma se preocupa com a criação de um espaço, não um espaço abstrato, sem escala, mas sim um espaço cuja ordem e definição está relacionada com a luz, com a escala humana e com a cultura arquitetônica. Cada componente foi cuidadosamente desenhado levando em consideração as áreas públicas, a cidade e a luz natural. A arquitetura é vital e permanente porque nos contem; descreve o espaço, o espaço em que nos movemos, existimos e usamos. Esperamos que esse novo projeto de usos mistos contribua com a rica história do Paseo de la Reforma no México e que se torne um novo centro urbano para o trabalho e as atividades de ócio".
Arquitetos
Localização
Paseo de la Reforma, Ciudad de México, D.F., MexicoDiretores de Projeto
Richard Meier, Bernhard KarpfGerente de Projeto
Ringo OffermannArquiteto
David Ricardo DavilaEquipe
Techan Abe, Kevin Browning, Amy DeDonato, John Jourden, Aung Thu Kyaw, Chris Layda, Christopher Lewis, Ian Lotto, Sharon Oh , Giorgio VillaArquitetos Assciados
Diametro ArquitectosÁrea
120.000.0 m²Ano do Projeto
2014Fotografias