-
Arquitetos: Borja García
- Área: 550 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O núcleo do projeto é um grande espaço aberto no térreo e uma escada escultural feita de concreto que leva os visitantes ao pavimento superior. Os materiais, com predominância do branco, são sempre expostos e honestos. O porão, um grande espaço aberto entre paredes de concreto, conecta a casa à piscina. Esta, de concreto branco, simboliza uma grande superfície branca flutuante.
Estamos no centro histórico de Ontinyent (Valência), em uma antiga fábrica de tecidos convertida na sede da fabricante de móveis Gandia Blasco. O objetivo do projeto é integrar a nova atividade residencial no edifício existente. Por isso, a casa é proposta como uma extensão do sistema modular e estrutural do antigo edifício.
A casa se localiza entre empenas de 22 x 7 metros e apresenta cinco níveis construídos. A distribuição é solucionada através de um simples diagrama em faixa que transpassa a casa, desenhando os espaços menores (banheiros, lavanderia, etc.). O restante dos cômodos fazem frente para as duas fachadas, deixando a área central da construção reservada para a escada de concreto.
O pavimento térreo conta com algumas áreas sociais que se voltam para um espaço vertical delimitado por um enorme mural que conta a história da companhia. Todos os materiais foram cuidadosamente escolhidos para garantir a coerência entre o projeto é a antiga fábrica.
A piscina de concreto branco tem proporções que dialogam com a fachada posterior. Além disso, a escada de acesso é uma continuação do sistema construtivo usado no interior do projeto.
O resultado é uma casa com um projeto simples, mas com uma solução construtiva poderosa que lhe confere identidade e caráter.