-
Arquitetos: Ramón Fernández-Alonso
- Área: 624 m²
- Ano: 2002
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro para Jovens de Montefrío foi concebido como um lugar onde múltiplas atividades poderiam acontecer, onde um espaço considerável poderia ser dividido em várias formas diferentes. Está situado numa área livre de outros edifícios no entorno imediato e está frente à orientação sul, em direção à comunidade de Montefrío, localizada numa cota inferior. Não existe uma estrutura urbana perto do terreno, o que determina o seu volume, concebido de modo a parecer um elemento independente dentro das paisagens naturais onde está inserido.
O interior do edifício se adapta à inclinação do terreno, e é estruturado em três pavimentos que incluem diferentes espaços: a entrada e os escritórios administrativos ficam no pavimento mais inferior, enquanto grandes espaços multiuso estão nos pavimentos restantes. As áreas de acesso aos outros pavimentos foram considerados como espaços de intercâmbio entre os usuários e com o a paisagem exterior.
O exterior do edifício se mistura com a paisagem do entorno, com a mesma escala que os edifícios vizinhos, e está organizado em superfícies que articula com os vários contornos do entorno, tornando-se mais facilmente acessível. A habilidade deste edifício em se difundir no meio urbano próximo, como visto a partir de seu interior, é uma tentativa de explicar a sua contingência neste meio, justificando-a na sua utilização como um edifício público bem equipado.