- Ano: 2013
-
Fotografias:Ben Hosking
Descrição enviada pela equipe de projeto. Royal Wolf é especialista na contratação, venda e reformas de containers novos e adaptados. Utilizando as habilidades da fabricação em aço desta empresa, Room11 adapta este volume claustrofóbico de um container tradicional e conectados à outros, os transforma em um ambiente de trabalho espaçoso e iluminado, com pátios internos vegetalizados.
O projeto funciona como sede administrativa e escritório para a empresa em seu depósito e fabricação em Sunshine, Victoria. Escritórios e recepção estão ao redor de um pátio central, com sala de reunião, cozinha e escritórios do gerente regional e estadual ligadas a outros pátios.
O projeto utiliza contêineres inteiros, posicionados de tal modo que estes elementos de 20 e 40 pés criam quatro pátios internos e externamente formam um retângulo completo. Os finais dos contêineres são compartilhados e substituídos com uma face fixa envidraçada, do piso ao teto. Ao invés de revestir a superfície metálica interna, as partes finais dos contêineres são reutilizadas para criar painéis de isolamentos tipo sanduíche, expondo e enaltecendo a superfície crua do material. A cobertura também é deixada aparente e isolada no lado externo. Ao final, dois contêineres são posicionados nos fundos, criando a um vazio estreito com uma claraboia alta na entrada, que funciona como um marco para a sinalização dentro do terreno essencialmente plano.
Posicionado próximo à rua principal em uma área industrial, existe um ruído constante de grandes veículos e de tráfego pesado. Cada espaço de trabalho tem vista direta para os pátios. Os escritórios estão na parte interna do edifício, para os jardins que trazem luz e tranquilidade, ao invés de um cruzamento industrial barulhento e movimentado.