-
Arquitetos: Designs Northwest Architect
- Área: 3140 m²
-
Fotografias:Lucas Henning
A Casa Tsunami fica à beira-mar em um terreno com alto risco de inundação, ao extremo norte da Ilha Camano.
O nível principal teve de ser elevado para evitar inundações, sobre pilares capazes de suportar a alta velocidade e a ação das ondas de um tsunami. O nível mais baixo teve que ser projetado com paredes capazes de se romper em caso de uma tempestade.
A nossa estratégia de desenho foi localizar o nível principal, com as áreas de estar, acima e o nível mais baixo para ser usado como um espaço multi uso flexível apelidado de "Pavimento Alagadiço". Portas de vidro se abrem para o deck da orla, voltado para o norte e portas translúcidas se voltam para o sul para dar privacidade à casa, já que esta fachada volta-se para a rua.
A profundidade do lote é de apenas 15 metros e exigiu um preenchimento de areia para drenagem de 3 metros. Para integrar o filtro de areia com o terreno, ele foi envolto com três altas paredes de concreto e coberto com um terraço permeável. Este terraço também atua como uma barreira visual entre a estrada e a casa proporcionando privacidade quando todas as portas basculantes estão abertas.
A escada construída com chapas de aço dobrado leva até a sala principal, que possui uma grande sala com cozinha, uma sala de estar, uma sala de jantar e loft no mezanino de 60 metros quadrados de frente para o mar.
Os materiais exteriores da casa são duráveis e de baixa manutenção. As colunas de concreto aparente e o tapume exterior é uma mistura de painéis de de aço galvanizado e janelas de alumínio. O piso do nível inferior é de concreto polido e o teto é coberto com cedro vermelho para dar uma sensação de calor ao ambiente.
O nível superior é mais refinado com porcelanato no chão, cedro vermelho no teto e uma "onda" no painel de gesso. As referências à natureza são feitas em todo o interior.