-
Arquitetos: Suárez Corchete; Suárez Corchete
- Área: 1082 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. A legislação urbana obriga a criação de uma área livre sem ocupação no interior do lote. Esta premissa nos fez pensar que o mais adequado para a morfologia do terreno (bastante retangular) era a criação de um pátio iluminado em seus fundos. Deste modo, a edificação se insere entre dois espaços abertos: um externo - a rua - e outro mais íntimo - o pátio.
O passo seguinte foi criar um pátio agradável, íntimo, branco, com certa abstração e de tradição mediterrânea. De um lado deste espaço aberto está a escada que sobre linearmente pela empena, e do outro estão os corredores de acesso às residências.
Este espaço recebe uma cobertura ventilada que o transforma em uma área de estar, lugar de encontro do vizinhos, lugar de transição entre o público e o privado, lugar entre a rua e a casa, onde a arquitetura propõe um gradiente de diferentes ambientes e materiais. Este é um lugar que poderíamos denominar de "espaço intermediário".
As residências são dispostas perpendicularmente à fachada e ao pátio posterior; A fachada é dividida em quatro partes, ocupadas por quatro residências. Em planta baixa aparecem três unidades de mesmo layout e uma passagem destinada ao acesso ao imóvel e à rampa da garagem. No primeiro pavimento há quatro residências com a mesma disposição da planta baixa. Por fim, na planta do ático que coroa o imóvel, devido ao afastamento de três metros previsto na legislação, há apenas duas residências, as quais contam com terraços voltados à rua Trasbolsa.
O acesso às unidades é feito atravessando o imóvel até o pátio interior de onde, pela escada e pelo elevador, se alcança os corredores que levam às unidades dos pavimentos mais altos. As unidades do térreo têm acesso direto pelo pátio que organiza as entradas e estrutura o conjunto.
As unidades dispostas no térreo e no primeiro pavimento apresentam a mesma distribuição. Entrada, sala e cozinho banhadas pela luz natural proveniente do pátio, um banheiro e dois quartos iluminados pelo lado voltado para a rua Trasbolsa.
Os volumes da fachada são emoldurados por pedra, enfatizando, assim, a volumetria em meio ao branco da fachada; Estas caixas remetem às fortificações dos centros históricos desta região.