- Ano: 2013
-
Fotografias:Zooey Braun
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "casa da montanha" Karren de Dornbirns é o destino mais popular na cidade. Devido ao crescimento constante de visitantes nacionais e estrangeiros, a capacidade do restaurante lentamente tornou-se sobrecarregada.
Desenvolvido em conjunto com o cliente, os proprietários, o gerente de negócios e os arquitetos da RUF Stasi Partners (ARSP), chegou-se a um conceito sustentável para a expansão e renovação do novo restaurante panorâmico Karren. O conceito não só duplica a área de mesas dentro da sala de jantar panorâmica, como também aumenta a área de terraço ao ar livre, o que também fornece uma otimização de processos de serviços internos, reconfigurando completamente a cozinha do restaurante e as áreas de armazenamento.
A análise do edifício existente revelou uma mistura diversa de reformas e extensões adicionadas ao longo de gerações. Como consequência, a construção e estilo existente tornou-se algo caótico. O objetivo do projeto era, portanto, além dos requisitos funcionais, trazer uma sensação de calma ao conjunto e criar uma aparência mais holística para a estação de teleférico Karren.
A nova estrutura de aço e vidro foi anexada à parte da frente do restaurante panorâmico existente (construído em 1996) no primeiro andar. Este componente foi girado em 90 ° e, em seguida, ligado através de uma segunda passagem de vidro para o prédio principal. Juntos, este anel de vidro cria um átrio aberto que flutua sobre os hóspedes que chegam do teleférico ou a partir do caminho da montanha. Dentro, a estrutura de vidro fornece para as pessoas que estão jantando, uma visão ininterrupta dos Alpes suíços e austríacos em todas as direções. A posição vantajosa no penhasco também oferece vistas deslumbrantes do Lago Constance e do Vale do Reno. Ao mesmo tempo, um aspecto harmonioso de aço e vidro na construção é conseguido.
A antiga construção de madeira virada para sul foi completamente desmontada e substituída por uma nova e maior área em planta. Através da ampliação do edifício para o Sul, a área necessária para a ampliação da cozinha é alcançada e a fachada anteriormente agitada é acalmada, removendo muitos dos volumes que saltavam para fora, criando uma camada externa mais suave.
A nova fachada de madeira continua sobre a construção de concreto da estação do teleférico no leste e sobre a área de serviços, revestindo quase todo o edifício no mesmo material para aumentar o efeito calmante. Os hóspedes também podem desfrutar de novos pontos de vista, a leste (o "Staufenblick ') e ao norte (o ponto de vista de Dornbirn ao longo da rota de teleférico), que antes não havia a possibilidade de serem aproveitados.
Todo o trabalho de construção teve que ser concluído dentro de um período de 10 semanas, durante os meses de inverno e em uma altura de 956 m acima do nível do mar. A principal entrada do local só era acessível através de um caminho de floresta extremamente íngreme e estreito.
Só através de um planejamento logístico meticuloso foi possível uma perfeita interação de todos os envolvidos neste cronograma de construção apertado. Desde o início, o planejamento foi otimizado através do uso extensivo de pré-fabricados. Isso permitiu que toda a construção de madeira fosse feita em um salão, antes de ser levada para o local em menos de 4 horas de helicóptero. Isto tornou possível com que toda a estrutura de madeira fosse erigida em dois dias no local.
As peças de aço pré-montadas foram transportadas individualmente através da estrada da montanha e totalmente montadas no terraço. Usando o guindaste mais poderoso no sopé dos Alpes, toda a construção de aço foi levantada no lugar no dia 11 de abril de 2013, e o resultado conseguido foi de uma precisão de 1 mm.
Em paralelo, o trabalho interno e as instalações técnicas foram bastante forçadas para cumprir o prazo, que foi concluído três dias mais cedo, no dia 8 de maio. Com as cozinhas em pleno funcionamento o novo Restaurante Karren foi reinaugurado em tempo com um festival completo.