Descrição enviada pela equipe de projeto. A sauna está localizada no topo de uma rocha que se eleva a 200 metros acima do nível do mar. Para chegar à sauna é necessário percorrer um pequeno caminho ao longo de um campo de milho, que conduz o usuário a um terraço coberto. O passeio até a sauna faz parte do processo de purificação.
A estrutura da sauna é baseada num celeiro do século XIX, que foi transferido para sua atual localização em 1940. O edifício não foi utilizado por 50 anos e caiu em decadência, mas agora foi convertido numa sauna.
Nas renovações, foram reparados troncos podres e o revestimento foi relocado onde era necessário. O novo telhado, o terraço e a ponte estão todos feitos em abeto, madeira que se torna cinza com o tempo. No interior, os paletes no solo e bancos da sauna são fabricados com abeto selecionado. A nova madeira escovada, a qual possui uma cor clara, contrasta com as velhas superfícies.
O edifício é uma sauna primitiva onde todas as atividades se desenvolvem no mesmo espaço. O espaço é alto, o que possibilita uma temperatura adequada para cada gosto, onde o usuário pode escolher entre: sentar próximo ao vapor, se lavar ou relaxar. Desde o banco superior da sauna há uma porta para a ponte que conduz à uma banheira. Os desenhos possuíam poucos detalhes, os quais foram trabalhados principalmente no lugar, com um construtor local especializado.