Anunciamos na semana passada as quatro equipes finalistas da competição para projetar a nova sede do Museum Arnhem e do Focus Film Theatre na orla da cidade de Arnhem, Países Baixos. Entre os competidores está o escritório dinamarquês BIG, que se juntou ao escritório Allard Architecture, de Amsterdã, para propor um projeto que mescla os dois programas em um volume simples de dois polos: o Focus Film Theatre voltado para a cidade e o Museum Arnhem voltado para o rio.
“Combinar uma instalação contemporânea de exposições com as salas de cinema em um edifício público vibrante é um desafio paradoxal", comentou o o escritório dinamarquês. "O ArtA mescla os dois arquétipos tradicionais da arquitetura, a Caixa Preta e o Cubo Branco, e cria um gradiente de condições espaciais adequado aos programas híbridos de arte e performance."
"Uma simples torção no volume do edifício gera uma praça pública diagonal que conecta o térreo à cobertura. A Art Plaza cria encontros entre os vários usuários do edifício - esmaecendo os limites entre arte, vida pública, educação e recreação. O edifício se torna singular - simultaneamente orgânico e racional, transparente e sólido, único e flexível, extrovertido e introvertido."
Arquitetos
Localização
Meijnerswijk 5, 6841 HA Arnhem, Países BaixosColaboradores
Allard ArchitectureArquitetos responsáveis
Bjarke Ingels, Andreas Klok PedersenLíder de projeto
Hung Kai LiaoArquiteto do projeto
Marie LanconEquipe de projeto
Jakub Wlodarczyk, Martin Maria Beck, Dariusz Duong Vu Hong, Giedrius Mamavicius, Domenic Schmid, Dimitrie GrigorescuÁrea
8000.0 m2Fotografias
BIG