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Arquitetos: Alejandro Restrepo-Montoya Arquitectura, Felipe Bernal Henao, Javier Castañeda Acero ; Felipe Bernal Henao, Javier Castañeda Acero , Alejandro Restrepo-Montoya Arquitectura
- Área: 850 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Vásquez Villegas Fotografía, Juan Felipe Gómez Tobón
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Fabricantes: Cabinas y Fachadas, Danpal, Decorcerámica, Indural, Montajes del Acero, Vinisol
1. Cidade arquitetura e sociedade
Desde 2008, vinte e uma novas creches foram construídas em bairros com problemas de segurança e desigualdade social em Medelim. O projeto foi um dos três jardins de infância premiados através de um concurso público de arquitetura. Dezoito outras creches foram desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Medellín, EDU para sigla em espanhol.
Estes edifícios, concebidos como espaços para a educação e cultura começaram a transformar a vida destes setores da cidade. O bairro El Pinal está localizado na zona leste central de Medelim, e se caracteriza por ser um lugar de crescimento informal, com uma topografia inclinada que incidiu no desenho urbano e arquitetônico do projeto.
2. A família e os espaços para a formação
O Jardim de Infância é, em essência, um espaço para iniciar processos de educação e socialização. Um lugar para compartilhar e aprender através do jogo, o lúdico e o encontro, aberto às famílias como componente essencial da comunidade.
3. Projeto, topografia e espaços coletivos externos
O projeto está localizado na parte superior de uma colina, com vistas da cidade. O acesso do edifício se dá através de um caminho para pedestres, frente à uma pequena praça urbana que gera um espaço urbano externo.
A cobertura situada sobre o acesso se extende até integrar os volumes administrativos e as salas de aula. Cruzar este pátio sombreado permite descobrir o refeitório e um pátio de brincadeiras, lugares para a integração das crianças com a natureza e com a cidade. Uma sucessão de luz natural e sombreados gerados pela cobertura conforma um cenário para o encontro, ao lúdico e à vida.
As salas de aulas e interação são volumes independentes integrados pela cobertura, que se separam entre si para gerar perspectivas do pátio de brincadeiras em direção a cidade. Depois de cruzar este pátio, atrás das salas de aula, uma grande varanda serve como mirante da cidade.
4. As salas de aula e interação
São uma série de volumes nos quais as crianças desenvolvem atividades lúdicas para a aprendizagem. Estão integradas pela cobertura e a separação entre elas permitem as vistas da cidade a partir do pátio.
Estas salas de aula e interação são espaços internos que geram uma relação com o mundo externo e permitem o controle das atividades das crianças no espaço interno desde os pátios.
5. O projeto ambiental
Dada a orientação do edifício, a temperatura foi reduzida no pátio de jogos coberto com elementos modulares que geram texturas de luzes e sombras. As salas de aula lançam uma sombra sobre os pátios da manhã e da tarde, reforçado correntes de vento do sul. O vento cruzado entre as separações das salas de aula nas áreas sombreadas permite uma troca favorável de temperatura e umidade relativa, e melhoria da qualidade do ar nos espaços externos e internos.
6. Um espaço para a aprendizagem e o encontro familiar
O Jardim de Infância El Pinal é um lugar para a família e comunidade. Dado o contexto social da cidade e da sua história recente, cada intervenção arquitetônica deve transcender sua função original e permitir a inclusão e fortalecimento da estrutura familiar. Uma arquitetura aberta, com pátios e varandas, que incorpora a essência do espaço urbano e doméstico para formar lugares para o encontro.