Continaundo com os resultados dos vencedores do Concurso Europan 12, mostramos a seguir a proposta que obteve o primeiro lugar, desenvolvida pela equipe liderada por Eduard Balcells, de Barcelona.
Descrição do arquiteto. Barcelona se estrutura historicamente através de eixos paralelos e perpendiculares em relação ao mar. A leste da cidade, os eixos perpendiculares principais são o rio Besòs, com seu Parque Fluvial, e o futuro Parque Lineal de la Sagrera. Buscamos ligar estes dois eixos verdes metropolitanos aos grandes parques ao redor do local do projeto através do "Caminho dos seis parques", um passeio para pedestres e de mobilidade lenta. Esta via prolongada é o caminho principal do Parque Lineal de la Sagrera, conectando-o, como sinapses, à rede de caminhos principais dos parques adjacentes e aos das serras de Collserola e Marina. Dessa forma, é possível completar o sistema de parques a leste da cidade, e ligar mar e montanha através de uma rede de parques de escala metropolitana.
Também na escala metropolitana, o Nus de la Trinitat é uma das principais portas de entrada da cidade, e um cruzamento principal de eixos paralelos e perpendiculares em relação ao mar. Neste ponto singular propusemos a construção de uma torre que completa em altura as sequências de edifícios que se encontram ao longo destes eixos e que atribui um caráter urbano ao Passeio de Santa Coloma que passa pelo Parque Lineal Sagrera.
Além disso, os eixos paralelos ao mar têm a capacidade de estabelecer conexões transversais entre os bairros do nordeste de Besòs, até então separados por infraestruturas principais como as vias de trem. A proposta reforça estas conexões transversais através de uma adequação à escala do pedestre, uma naturalização do espaço público, e a introdução de novos programas em harmonia com os usos industriais existentes.
Aparecem também novas conexões transversais de menor calibre que se prolongam através da implantação do projeto e além deste: a leste, até Santa Coloma de Gramenet, com a construção de duas passarelas sobre o rio Besòs; e a oeste, até o bairro de Sant Andreu, através de caminhos para pedestres pelo Parque Lineal de la Sagrera.
Na escala da implantação, localizamos de novo as conexões transversais como forma de relacionar mais claramente os bairros vizinhos de Sant Andreu e Bon Pastor. Estas conexões transversais atravessam o local configurando um sistema de espaços públicos, as “Rambles Verdes”, que seguem as linhas de inclinação máxima e reincorporam seu papel estratégico na gestão do ciclo de água e do clima.
Assim, a água da chuva pode infiltrar e as águas residuais são limpas em jardins de filtragem. Entre estes caminhos, faixas de espaço edificável absorveram, ao longo do tempo, os diferentes programas, tipologias e maneiras de viver. As “Rambles Verdes” são concebidas também como o foco principal de sociabilidade, facilitando a aparição de um bairro novo e vibrante na cidade.
Concurso
Ganador EUROPAN: Rambles VerdesPrêmio
Primeiro LugarNombre de la Obra
Rambles VerdesArquitetos
Eduard Balcells, Balbina Mateo, Honorata Grzesikowska, Valentin Kokudev, Andrés Lupiáñez, Marcos Ruiz De ClavijoLocalização
Barcelona, EspanhaColaboradores
Joan Gallego, Cristina Aznar, Mike Swords, Ma LiAno
2013Fotografia