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Arquitetos: OPEN Architecture
- Área: 1115 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito do Projeto
Como uma tipologia arquitetônica única chinesa nos últimos anos, o pavilhão de vendas reflete fenômenos bastante interessantes. Um pavilhão de vendas certamente será construído antes das vendas de quase todos os projetos de habitação na China. Extravagantes, estes pavilhões muitas vezes não possuem nenhuma relação com a habitação real comercializada dentro deles.
A tipologia destes edifícios tem sido um campo experimental apreciado por arquitetos de elite na China, oferecendo projetos com liberdade de orçamento que a maioria dos outros edifícios não permitem. No entanto, edifícios temporários como eles nasceram para ser, estes pavilhões caros muitas vezes são demolidas logo após as vendas e em alguns casos de sorte, convertidos em outras funções.
O escritório OPEN começou a refletir sobre esses fenômenos, especialmente sobre os recursos e esforços desperdiçados. Este foi o ponto de partida para o Pavilhão de Vendas Xihuafu, que serve como protótipo do pavilhão de vendas temporário padrão da empresa de desenvolvimento VANKE Group.
Trabalhando em conjunto com os engenheiros da China Academy of Building Research, OPEN concebeu um sistema de construção de protótipo que permite a construção rápida que pode ser adaptável a diferentes programas e espaços, e mais importante, são desmontadas após cada utilização e são remontadas em outro local. Este edifício reutilizável é um experimento para testar a sustentabilidade, não só na sua forma física realizada, mas também em seu ciclo de vida.
Este protótipo foi inspirado nas estruturas de madeira chineses antigas que podem ser desmontadas e montadas novamente, às vezes em um local diferente. Concebido a partir de um sistema modular, o esqueleto estrutural de aço e os painéis de piso compostos de aço e concreto são pré-fabricados e aparafusados no local.
Os conceitos modulares estendem-se para a envolvente do edifício - ambos os painéis de alumínio e os painéis de vidro utilizam a mesma forma, o que permite uma disposição um tanto livre de aberturas na fachada de acordo com a exigência diferente do programa.
Internamente, o espaço é organizado com uma ponte que conecta 5 caixas que contêm diferentes funções, permitindo ainda um grande espaço aberto e permanente para organizar os eventos públicos. A decoração interior pode variar, assim como as posições das cinco caixas.
A superfície externa do pavilhão é composta por um tubo de prata horizontal simples que flutua acima de um lençol de água, lembrando cápsulas espaciais experimentais dos anos 1960. Os visitantes se aproximam do edifício através de uma ponte sobre o lago e saem na outra extremidade do tubo.
Este pavilhão de vendas temporário ofereceu uma oportunidade para o OPEN para perceber, pela primeira vez, seu conceito e experimentação sobre personalização em larga escala, iniciado há quase 10 anos em Nova York nos primeiros anos do OPEN Architecture Studio.