-
Arquitetos: Joseph di Pasquale architect
- Área: 85000 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 16 de dezembro de 2013, a cerimônia de conclusão do Guangzhou Circle Mansion havia ocorrido em Guangzhou, China. É a sede do Grupo Guang Dong HongDa Xingye e o ponto principal para a GDPE Guangdong Plastic Exchange, a maior bolsa de valores do mundo para material plástico bruto com mais de 40 bilhões de euros de volume de negócios anuais.
As autoridades locais e italianas vão participar da cerimônia, incluindo o cônsul-geral italiano em Guangzhou Sr. Benedetto Latteri e o responsável científico da Embaixada da Itália em Pequim, Sr. Giuseppe Rao.
O edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Joseph di Pasquale e seu projeto AM do escritório profissional de Milão foi a proposta vencedora do concurso internacional de arquitetura realizado em 2009. A altura total é de 138 m com 33 andares, 85.000 metros quadrados de área útil e cerca de 50 milhões de euros de investimento global. A abertura interior é um espaço único que não tem igual no mundo, com seus quase cinqüenta metros de diâmetro (48 m).
O conceito arquitetônico tem a intenção de projetar um edifício de referência que será imediatamente percebido como um Edifício Chines Histórico nativo, com uma estrutura fechada e central, em vez dos habituais arranha-céus ocidentais estereotipados. Portanto, a arquitetura é totalmente definida, e icônica, muito próxima a maneira chinesa de perceber e compreender. É uma espécie de "logotipo urbano", que funciona como um marco da mesma forma que os ideogramas, usados na escrita chinesa, em vez do alfabeto.
O conceito arquitetônico é inspirado no forte valor icônico dos discos de jade e na tradição numerológica do feng shui. Em particular, o duplo disco de jade (bi-disk) é o símbolo real da antiga dinastia chinesa que reinava nesta área cerca de 2000 anos atrás. O edifício refletia na água do rio criando exatamente a mesma imagem: um disco duplo jade. Esta figura também corresponde ao número 8 e ao símbolo do infinito que a cultura chinesa tem um forte valor propiciatório. Basta lembrar como a data e hora do início das Olimpíadas de Pequim foi, pela mesma razão, fixada as 08h08 do 08/08/2008.
Mas o edifício é também uma clara referência ao tema caro a Renascença italiana, a "quadratura del cerchio" (quadratura do círculo). As duas fachadas circulares, na realidade contêm e apoiam grupos de pisos que são na verdade "quadraturas" da circunferência perfeita das fachadas, a fim de tornar o espaço interior ortogonal e habitável.
Os 33 andares são agrupados para criar duas linhas de blocos volumétricos que aparecem do lado do edifício e são progressivamente empurrados para fora até um balanço extremo de 25 metros. O principal espaço interno é o salão de câmbio que está localizado logo abaixo da abertura central do edifício. Este é o coração de todo o complexo e de toda a empresa.
O conceito estrutural inicial foi desenvolvido e testado na galeria de vento da Politécnica de Milão, e os cálculos estruturais e teste final foram desenvolvidos pela Universidade de Tecnologia do Sul da China (SCUT), em Guangzhou.