- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar comum e o equipamento homogêneo ao longo da costa são o ponto de partida do projeto dos novos elementos para mobiliar as praias e fornecer instalações de primeiros socorros, banheiros, vestiários para cadeirantes, quiosque de bebidas, lixeiras, informações e posto policial.
Este lugar comum implica em um elemento comum quanto a materiais e formas, adequado ao meio e à paisagem. Além disso, estes elementos, através de sua agregação e repetição, permitem diferentes usos a partir de um mesmo sistema construtivo básico e com a mínima ocupação necessária da faixa de areia. Os elementos também devem apresentar a mínima opacidade visual possível no sentido cidade-mar, gerando uma transparência entre o passeio e a praia em toda a costa.
A ideia surge da instalação de Donald Judd, intitulada "15 Untitle Works In Concrete” (1980-84) na Chinati Foundation de Marfa, Texas, um magnífico exemplo de como ocupar uma paisagem através da repetição ou agregação de elementos formalmente muito simples.
Propõe-se o cubo como uma forma comum a todos os elementos que conformam os diversos usos. O cubo como forma mínima e simples que força uma disciplina no desenho de todas as suas partes e na estratégia de implantação, repetição e agregação.
O cubo como elemento que se integra e respeita a paisagem das praias, embora não seja uma forma natural ou orgânica, é a máxima abstração das rochas, das casas de banho... em meio à extensa paisagem dominada pelo mar e pela areia.
O material mais representativo dos cubos será o revestimento de mosaico cerâmico, servindo também como sinalização. Cada uso será associado a uma cor de modo que o usuário possa distingui-lo facilmente à distância.
O mosaico é um material reciclado, de fácil manutenção e pode receber pinturas de diversas cores. É um material ligado à tradição mediterrânea artesanal e que se relaciona com a água e com as casas de banho, portanto, associado à salubridade exigida dos espaços públicos.