Buscando reascender um debate acerca do futuro da habitação, os designers dinamarqueses Tejlgaard & Jepsen iniciaram um processo de reconstrução (desta vez permanente) do People's Meeting Dome. Tendo sido construído duas vezes como um espaço para eventos temporários, esta versão final do domo tem como objetivo se tornar um centro comunitário de eventos na cidade.
Inicialmente projetado para ser erguido, desmontado e transportado, os designers agora adaptaram a estrutura para que receber usos permanentes. O domo terá um nível semi-enterrado com banheiros públicos e será cercado por terraços que propiciam o uso dos espaços externos. Segundo os designers, "o domo geodésico é uma das técnicas construtivas mais eficientes conhecidas. Ele apresenta todas as vantagens de ser gerado racionalmente e matematicamente, mas infelizmente carece de muitas das qualidades que associamos à boa arquitetura. Pode-se chama-lo de não-arquitetura." Eles o comparam com "uma nave espacial que se relaciona apenas com seu próprio desenho, e não com o entorno local."
A estrutura livre de pilares permite uma enorme liberdade no espaço interno e na fachada. "Janelas e aberturas podem ser colocadas livremente e nenhuma parede interna é necessária para apoio estrutural. O domo em Bornholm apresenta um envelope semelhante a uma tenda, mas seu esqueleto pode também ser a estrutura de uma casa completamente isolada."
Os aspectos técnicos do projeto e construção do domo se basearam em um modelo 3D do esqueleto. Isso permitiu o corte preciso feita a laser dos nós - que foram soldados por robôs - para criar a estrutura treliçada. O envelope consiste em "membranas translúcidas na superfície esférica e PVC transparente nas janelas e superfícies perpendiculares.
Segundo Bent Madsen, diretor administrativo do BL, "ficamos agradavelmente surpresos com o quão calorosamente o domo foi recebido" na Folkemøde em 2012. "Gostaríamos de proporcionar um hall comunitário para a Folkemøde, um ambiente para atividades físicas, encontros, debates, palestras e festas. Nosso sonho é que o Domo BL sirva como um espaço comunitário para as pessoas de Bornholm quando não estiver sendo usado para os eventos da Folkemøde.
Arquitetos
Localização
3770 Allinge, DinamarcaArquitetos responsáveis
Kristoffer Tejlgaard, Benny JepsenEngenharia
Henrik AlmegaardClientes
BL (Habitação Pública da DInamarca)Área
212.0 m2Ano do projeto
2014Fotografias
Cortesia de Tejlgaard & Jepsen