O escritório ArchiPlan venceu a competição internacional para projetar um museu de arte contemporânea dedicado exclusivamente ao pintor coreano Kim Tschang-Yeul. Previsto para ser concluído em 2015, o museu de um único pavimento localizado na ilha vulcânica de Jeju foi projetado como uma manifestação física da filosofia de Kim.
“Passamos muito tempo entendendo [Kim] - entendendo sua vida, intenção e sua filosofia", comentaram os arquitetos. "É preciso transformar sua filosofia em um espaço arquitetônico construído."
Superfície
“Enquanto muitos se maravilham com a substância das gotas d'água contra uma tela, apenas poucos são capazes de reconhecer as gotas d'água como apenas um meio pelo qual se revela a superfície. Assim como as gotas d'água revelam a superfície - como um meio - este museu também se torna um meio, abstraindo a ideia do retorno à terra natal."
Luz e Sombra
"A gota d'água de Kim existe através da luz e da sombra. A gota se torna ao mesmo tempo a 'doadora', a origem e o vazio da luz e da sombra. A escuridão é vazia, portanto, repleta de possibilidades para a vida. O pátio de Luz no centro do museu é o espaço mais simbólico, onde a luz constantemente aparece e desaparece através de uma fronteira ambígua.
“O ato de pintar gotas d'água é dissolver tudo dentro delas e retorná-las ao estado do nada. Quando tudo como raiva, ansiedade e medo é trazido ao pondo do nada, experienciamos o estado da paz e do conforto.” - Kim Tschang-Yeu
Competição
Kim Tschang Yeul Museum CompetitionPremio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Jeju-do, Coréia do SulArquiteto responsável
Jae seung Hong, Tae hoon OEquipe de projeto
Il kwon Park, Soo yeon Choi, Ju yeon Park, Seol i Kim, Young woo Cho, Hun young LeeCliente
Jeju Special Self-Governing Province (Cultural Policy Division)Área
1900.0 m2Ano do projeto
2015Fotografias
ArchiPlan