Esta casa destaca-se das demais do condomínio onde está implantada pelo desenho de linhas retas e pela composição de volumes puros, bem característicos da arquitetura contemporânea.
Localizada em condomínio fechado onde não é permitido cercas e muros em volta do terreno, esta casa teve o projeto desenvolvido em três barras horizontais paralelas entre si, de forma a proteger as laterais do lote, garantindo a privacidade dos moradores.
No bloco central, com dois pavimentos, estão as áreas sociais no térreo – estar, jantar e jogos – e a área íntima no andar superior, acessada por uma escada linear solta. Um grande mezanino integra os dois pavimentos, dando maior amplitude aos espaços.
Uma passarela atravessa esse mezanino levando à suíte do casal, enquanto os demais quartos estão na outra extremidade do andar. A partir do volume central, no térreo, estão as ligações para os dois volumes laterais, um deles abriga toda área de serviço – cozinha, lavanderia, dependências de empregada e depósitos – e no outro está o gabinete, apoio de piscina e garagem.
Para a estrutura da casa foi proposto a utilização de perfis metálicos para pilares e vigas com dois grandes planos de concreto que servem como apoio. Esta solução possibilitou vãos internos livres e grandes balanços para frente e para os fundos da casa, criando dois espaços de estar externos cobertos.
A idéia foi dar uma leveza maior ao volume central, integrando o interior com exterior da casa, com amplas esquadrias e panos de vidro. Contrastando com o andar térreo mais aberto, o segundo pavimento e os dois volumes laterais são mais fechados, um todo revestido de madeira e outro de alvenaria.
- Texto: Cortesia 4d-Arquitetura