- Área: 13600 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Duccio Malagamba, Alex Gaultier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Talvez seja o momento certo de preparar o caminho através do qual a comunidade universitária possa se identificar com um forma específica de organização. A vitalidade de cada faculdade torna necessário redefinir quais as qualidade que este lugar deve ter e como elas serão projetadas no futuro.
Propusemos trabalhar em duas direções aparentemente opostas, valorizando, assim, duas qualidade que já existem neste local.
Primeiramente, enfatizar as qualidades naturais do lugar: uma localização magnífica, os pequenos vales do interior, a topografia.
A tarefa exigia coordenação entre as diferentes operações que já estavam em curso: um novo anel viário de acesso, estacionamentos de veículos, as extensões de cada faculdade, serviços integrados, reflorestamento, uma proposta global para a coleta de águas residuais, etc.
Esta é uma tarefa de médio prazo que traria de volta ao local as qualidades da paisagem natural.
Os estudantes deveriam poder usar a paisagem: silêncio, concentração e intenso trabalho pessoal em um lugar ideal.
Ao mesmo tempo, numa escala de tempo menor, as novas construções insistem em definir a natureza comunitária da vida universitária.
A curto prazo, densidade, algo quase urbano. A médio prazo, redefinição da paisagem.
Transformação da grande área desportiva em uma zona de floresta, definida por um grande lago, que permite dissolver a infraestrutura de entrada, até que a via de acesso se torne uma passagem entre árvores.