Orproject, um escritório de arquitetura com sede em Londres, recém completou uma instalação Vana - inspirada em copas de árvores - para o India Design Forum, exibido no The Brick House em Nova Deli.
Leia descrição do arquiteto a seguir...
Do arquiteto: "O Orproject desenvolveu uma série de algoritmos que geram padrões abertos e fechados de nervuras que podem ser utilizadas para simular o crescimento de uma planta através da técnicas da topiaria (a poda de plantas em formas ornamentais). O sistema consiste de um conjunto de "pontos sementes" que crescem e se ramificam na direção dos pontos de destino de modo a maximizar a exposição à luz em cada folha. As geometrias resultantes cumprem estes requisitos e fornecem um sistema estrutural e circulatório adequado para a planta."
"O sistema estrutural de topiaria atua principalmente na compressão e flexão. Invertendo isto, a geometria funciona como um sistema tênsil."
"A instalação Vana é concebida como uma única superfície de tensão que pende do teto e desce para o espaço como quatro colunas de luz. A superfície é composta por segmentos triangulares conectados por juntas costuradas."
"Iluminadas por trás com LED, a luz brilha através de pequenas aberturas e ilumina o espaço abaixo com um brilho envolvente."
"Como um protótipo para uma estrutura de larga escala, Vana foi desenvolvida como uma superfície em torno de um diagrama de rede anastomótico, como o córtex ao redor de um sistema de nervura."
"Numa contínua transformação, a natureza se funde com a arquitetura, colunas se fundem com o céu e o sólido se funde com o efêmero. Vana parece crescer como os galhos de uma árvores, entrelaçando-se como em uma copa de árvore que paira sobre o visitante."