![Habitação Social C-32 / Santiago de Molina + Hayden Salter + Agatángelo Soler + Edgar Sarli - Imagem 1 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/52fc/3a4d/e8e4/4e3c/d000/0032/newsletter/C32_de_Molina__Salter__Sarli__Soler_imagen_J.Granada2.jpg?1392261694)
-
Arquitetos: Agatángelo Soler, Edgar Sarli, Hayden Salter, Santiago de Molina
- Área: 3733 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jesús Granada, Hayden Salter
![Habitação Social C-32 / Santiago de Molina + Hayden Salter + Agatángelo Soler + Edgar Sarli - Imagem 6 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/52fc/3b07/e8e4/4e15/8900/0045/newsletter/C32_de_Molina__Salter__Sarli__Soler_imagen_J.Granada15.jpg?1392261882)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos com 30 unidades de aluguel destinadas a jovens se localiza na porção leste do empreendimento Carabanchel. Assim como outros novos distritos urbanos em Madri, esta região se caracteriza - com suas malha viária superdimensionada, edifícios isolados, lotes vagos, apartamentos vazios e lojas desocupadas - pela mudança brusca do boom do mercado imobiliário de 10 anos atrás e a atual crise econômica.
![Habitação Social C-32 / Santiago de Molina + Hayden Salter + Agatángelo Soler + Edgar Sarli - Imagem 7 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/52fc/3af6/e8e4/4e54/8200/003e/newsletter/C32_de_Molina__Salter__Sarli__Soler_imagen_J.Granada14.jpg?1392261860)
O edifício foi projetado e construído durante a transição entre estes dois momentos, um pequeno lote entre duas grandes e contraditórias estratégias habitacionais. Dado este contexto difícil e o orçamento limitado, a forma do edifício assume múltiplas interpretações, respeitando seu caráter urbano nestes tempos de mudança. Este é um volume introvertido, um cubo com vazios nas fachadas que interrompem o rígido contorno do volume e se relacionam com seu entorno. Sua espessa parede, escura e rugosa como a pele de um elefante, recebe as grandes aberturas que proporcionam amplas vistas para a paisagem adjacente. O projeto é rigoroso e compacto, seu pavimento tipo - composto por uma série de faixas cruzadas que contém a estrutura, espaços mecânicos, as cozinhas, banheiros e espaços de serviço - apresenta um dinamismo que cria uma variedade de diferentes espaços domésticos.
![Habitação Social C-32 / Santiago de Molina + Hayden Salter + Agatángelo Soler + Edgar Sarli - Imagem 15 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/52fc/3ac0/e8e4/4e54/8200/003c/medium_jpg/C32_de_Molina__Salter__Sarli__Soler_imagen_J.Granada9.jpg?1392261798)
O térreo é aberto, proporcionando um espaço compartilhado protegido do sol e da chuva. Uma série de ambientes coletivos - uma sala de encontros, bicicletário, áreas de jogos e uma lavanderia no terraço - complementam as densas habitações e contribuem para um sentimento de comunidade e pertencimento que assegura o futuro do projeto.
![Habitação Social C-32 / Santiago de Molina + Hayden Salter + Agatángelo Soler + Edgar Sarli - Imagem 16 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/52fc/3b60/e8e4/4e15/8900/0047/newsletter/Typical_Floor_Plan.jpg?1392261968)