-
Arquitetos: Anttinen Oiva Architects
- Área: 31700 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mika Huisman, Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: Vivero
Descrição enviada pela equipe de projeto. Biblioteca Principal da Universidade de Helsinki, a maior biblioteca acadêmica da Finlândia, está localizada em um importante quarteirão histórico do centro da cidade. A biblioteca foi projetada para oferecer uma vasta gama de serviços, destinados a um grande número de visitantes. Esse edifício imponente no centro de Helsinki serve como porta de entrada para a nova era da informação.
O novo edifício da biblioteca complementa o quarteirão ao propor uma fachada curva de tijolos, que integra o projeto a rua e dialoga com os edifícios vizinhos.
O ponto de partida da arquitetura – considerando a paisagem urbana – foi a criação de um edifício público único capaz de se adequar ao entorno em questões materiais, de design e de altura. A densa grade de janelas, junto das largas aberturas em formato de arco, mascaram a divisão entre pisos e dão à biblioteca uma aparência externa distinta. Ao variar o tamanho dessas aberturas o edifício pode ser encarado como uma solução dentre os três diferentes tipos de situações encontradas nas ruas do entorno.
O desenho do interior do edifício é baseado em uma série de aberturas alinhadas no teto. Três aberturas distintas e a escadaria principal formam uma série de espaços que servem como base da ambientação do interior, das zonas funcionais e da arquitetura da fachada. O conceito arquitetônico da fachada reflete diretamente as soluções funcionais do interior.
As instalações foram divididas entre áreas funcionais com o objetivo de facilitar o uso da biblioteca e seus serviços. Isso irá apoiar e facilitar o processo de aprendizagem. As aberturas são rodeadas por passarelas e zonas de informação, que são por sua vez rodeadas pelo acervo.
Uma área de trabalho com salas à prova de som fornece espaços tanto para uma leitura silenciosa quanto para trabalhos barulhentos em grupo. A biblioteca também possui salas de leitura. Áreas de assuntos específicos são destinadas para as coleções em cada um dos andares.
As instalações dos funcionários e escritórios estão situadas nos andares que abrigam as coleções da biblioteca acima do pavimento térreo. O centro de atendimento ao consumidor com seus escritórios de apoio está localizado no pavimento de entrada. Aquisições e serviços de catalogação, administração e internet estão situados no último piso, enquanto o centro de logística fica no subsolo junto às instalações destinadas à manutenção. Novos materiais da biblioteca são transportados primeiramente do centro de logística até o último piso para serem processados e depois entregues aos seus respectivos lugares nos pavimentos apropriados.
O objetivo da Universidade de Helsinki foi construir uma instalação representativa, interessante, confortável e apreciada pelos estudantes, pesquisadores e equipe.
O edifício possui uma grelha de concreto reforçada que foi construída em cima do velho embasamento existente. Devido ao aumento de peso, as estruturas de concreto antigas foram fortemente reforçadas.
As fachadas são constituídas por paredes de concreto revestidas de tijolos.
As grandes janelas principais são suspensas em estruturas de aço.