-
Arquitetos: Triptyque
- Área: 1400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A agência de arquitetura Triptyque foi contratada para projetar um complexo em São Paulo Compreendendo três butiques, um restaurante, um bar e uma galeria de arte. As butiques deveriam ter acesso fácil à cidade enquanto que o restaurante deveria estar localizado nos andares superiores.
O complexo foi concebido como uma estrutura metálica “binária”: um nível “solo” que acolhe as butiques e um nível “espacial” chamado “O observatório” que acolhe o restaurante onde o grupo de restauração franco-brasileiro, Groupe Chez criou seu novo local de encontro: Chez Oscar.
Situado em uma rua onde as casas seguem uma implantação densa, o Observatório não se trata simplesmente de um andar a mais, é um prédio sobreposto a outro prédio, a cidade sobre a cidade. Ele abre uma nova dimensão de crescimento passando por cima de um complexo comercial e mergulhando no quarteirão Oscar Freire de São Paulo.
Volume maciço e cúbico, o Observatório está pousado em equilíbrio sobre uma estrutura assimétrica que lhe confere cinética e provoca um efeito perturbante entre o nível da rua e os níveis superiores. Inteiramente recoberto de inox, os reflexos se deformam e se tornam confusos com o passar do tempo e das tempestades tropicais.
Nesta criação os arquitetos da agência Triptyque foram intensamente inspirados pelos conceitos da cidade espacial de Yonna Friedman criado em 1959. Ele se trata de uma topografia artificial composta de megalópoles suspensas, respondendo aos problemas do aumento galopante das grandes regiões urbanas do mundo. Ele desenha uma cidade tridimensional que multiplica a superfície original da cidade com ajuda de planos elevados criando uma nova cartografia do território.
O prédio O Observatório Oscar Freire usa a arquitetura como uma forma dinâmica, entre materialidade e potencialidade, aberta à inserção dos usuários e também às questões ambientais. Ele foi inaugurado em Outubro de 2013.