- Área: 294000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:David Sundberg, Vanni Archive
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Ceilings, Eternit, Forbo Flooring Systems, Hanover, Island Exterior Fabricators, Johns Manville, Kawneer, Sherwin-Williams, thyssenkrupp
Via Verde é um empreendimento residencial acessível e sustentável que compreende 222 apartamentos de três distintos tipos: uma torre de 20 andares ao norte, uma torre de 6 a 13 andares com apartamentos duplex no centro e moradias de 2 a 4 andares ao sul do terreno. O projeto foi o vencedor no concurso internacional New Housing New York Legacy Competition, patrocinado pelo New York City HPD, AIA New York, NYSERDA e Enterprise Community Partners. Ele reflete um compromisso público para criar a próxima geração de habitação social e visa proporcionar um ambiente para uma vida sustentável saudável.
Um jardim dinâmico serve como elemento organizador para a comunidade. O jardim começa como um pátio ao nível do solo e, em seguida, sobe em espiral, através de uma série de jardins de cobertura voltados ao sul, criando uma avenida para os residentes. Um terraço e uma sala de uso comum no último andar da torre oferece vistas espetaculares. Os jardins multifuncionais criam oportunidades para jardinagem, cultivo de frutas de vegetais, lazer e encontro social, além de fornecer os benefícios do controle de águas pluviais e isolamento reforçado. O edifício tem a forma de um "tentáculo" subindo do térreo para a torre, enfatizando a relação com o mundo natural.
A principal porta de entrada leva ao hall das torres residenciais e às entradas das casas térreas localizadas em torno de um pátio. O andar térreo possui comércio, um centro de saúde da comunidade e unidades de co-working, criando uma presença animada na rua. Acima da entrada principal com vista para a rua e pátio, estão os espaços comunitários dos residentes, incluindo uma academia.
Totalizando 28 mil metros quadrados, com 25 mil metros quadrados de apartamentos, 690 de área comercial e comunitária e mais 3.700 de telhado verde, o conjunto Via Verde - The Green Way, irá definir novos padrões para o design sustentável de moradias populares. O complexo foi projetado para alcançar a certificação Gold LEED.
Moradia Saudável
Via Verde foi projetado para promover um estilo de vida saudável e comunitário. Escadarias com luz natural são facilmente acessíveis, promovendo o uso regular, encorajando a atividade física e o bem-estar.
Cultivar o desenvolvimento da comunidade e um lugar de destaque, Via Verde reservou um espaço importante - o andar da cobertura do edifício da torre - para a sala de uso comum, aberta a todos os moradores. O projeto incorporou um pátio comum e grandes janelas, promovendo a ventilação cruzada entre estes espaços, aumentando a circulação natural de ar fresco nas casas e reduzindo o uso do ar condicionado.
Painéis fotovoltaicos fornecem energia solar para o complexo e são incorporadas ao desenho das pérgolas ao ar livre, de frente para as fachadas sul, apresentando os materiais à vida cotidiana de todos os moradores.
O projeto tem como objetivo destacar a saúde e bem-estar em seu espaço térreo, que abriga centro de bem-estar de 500 metros quadrados operado pelo Montefiore Medical Center. Um "Guia de Vida Verde" será entregue a cada morador com informações sobre como promover a otimização de energia e da vida saudável.