Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é uma residência unifamiliar em Leiria, projetada pelo escritório Contaminar Arquitectos. A edificação se desenvolve em um único pavimento, embora seu impacto seja reduzido.
No acesso principal, na fachada leste, não se percebe a existência da casa: um jogo alternado de rampas direciona à discreta entrada ou à cobertura jardim, esta última mesclando a casa com a paisagem. Nestas rampas, o piso e as paredes são revestidos por cascalho e pedra, tornando esta parte da casa mais opaca e fechada.
Na fachada oposta, oeste, a geometria é mais clara e o desenho mais evidente. Uma sequência volumes e vazios permite a organização interna dos espaços privados (banheiros, closets...) associados à abertura dos ambientes para o exterior da propriedade. Um volume central se destaca na fachada como um eixo que divide a área de estar da parte mais privada da casa.
Este volume de concreto contém um piscina em seu interior, mantendo uma estreita relação com a paisagem: as formas e a luz externa são refletidas na superfície de água, como um espelho.
Criando uma imagem muito forte, uma pele de cortiça reveste inteiramente as fachadas norte, sul e oeste da casa, como se o volume fosse "contaminado" pelos entornos naturais.
Além do eficiente isolamento térmico proporcionado pela estrutura de concreto, as propriedades sensoriais deste material singular tornam o objeto arquitetônico agradável ao toque - pela suavidade de sua textura, a casa se torna parte da natureza. Seus tons terrosos contrastam com o verde da grama e harmonizam com as árvores do entorno.