-
Arquitetos: GSMM Architetti
- Área: 1220 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Michele Gusmeri
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo principal do projeto era proporcionar à escola novas instalações: um refeitório, um ginásio e salas multiuso, que seriam localizadas nem um novo edifício composto por dois blocos. As estruturas simples nas quais estas instalações são acomodadas contrastam com o entorno construído. Sua massa física afirma inegavelmente seu pertencimento a outra época, mas sua orientação parece procurar um diálogo com o edifício principal e com o pátio da escola.
O bloco que abriga o refeitório exemplifica a transição entre as duas linguagens arquitetônicas. Sua fachada principal é a única que apresenta janelas e, voltada para o pátio, desfruta de uma relação visual direta com o espaço comum externo.
O bloco onde está o ginásio, por outro lado, tem uma forma mais abstrata: suas fachadas desprovidas de janelas e amplas claraboias destacam sua natureza atípica e enfatizam a diferença entre o ambiente construído e o natural.
Os materiais utilizados são econômicos e duráveis. Foram escolhidos por necessitarem de pouca manutenção e por manter um diálogo significativo entre as partes do todo. A fachada que se volta para o pátio é a única rebocada. As demais foram deixadas em concreto aparente, apenas parcialmente cobertas por painéis compostos de cimento e madeira e por uma malha metálica galvanizada - esta propícia para o crescimento de trepadeiras. Os elementos "verdes" refletem a tentativa do edifício de se mesclar ao entorno, ao invés de se assumir como um intruso.