-
Arquitetos: Francisco Mangado
- Área: 2100 m²
- Ano: 2002
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o intuito de levar instalações desportivas a pequenas áreas rurais, as autoridades locais organizaram uma competição de arquitetura para a concepção de um protótipo que pudesse ser reproduzido com orçamentos mínimos em diferentes cidades.
Concebida como uma solução genérica para um local sem características dadas, a proposta alude indiretamente à chuva como um aspecto comum da paisagem da Galícia. Uma cobertura convexa moldada como uma calha é, então, proposta como traço identitário de um projeto que é marcado por sua compacidade e capacidade de se adaptar a diferentes contextos urbanos.
Reunidos em um único edifício, os volumes de pé-direito duplo contém, respectivamente, o ginásio e a piscina. Entre estes, um volume contendo a cozinha, a cafeteria e o refeitório é inserido como uma ponte.
Os vestiários, a sauna e a enfermaria se localizam embaixo deste volume intermediário, no primeiro pavimento.
Uma única estrutura composta por pilares de concreto e vigas curvas de madeira laminada apoia a cobertura, cuja instalação de drenagem é marcada por um grande tubo de queda em um dos cantos do edifício.