- Área: 400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova Farmácia Quintans na Lourinhã, foi uma intervenção num edifício existente com reduzida qualidade construtiva, e com patologias ao nível das infiltrações e estrutura. No seu interior, as vigas e pilares existentes, para além de serem em grande número, apresentavam diferentes dimensões, métricas e alturas. No seu exterior a métrica original do alçado tinha já sido adulterada.
Assim, a intervenção arquitetônica centrou-se na uniformização do espaço em geral, garantindo o bom cumprimento do programa funcional pretendido.
Piso 0
É no Piso 0 que se encontram os principais espaços da Farmácia tais como o Atendimento ao Público; Gabinete do Utente; Instalação Sanitária e Armazém. Este piso encontra-se de nível com a cota da via pública e tem duas entradas distintas. Uma entrada de público e uma entrada de serviço para entregas de medicamentos. A escada interior entre o Piso 0 e o Piso 1 foi relocalizada de acordo com o novo layout garantindo um melhor aproveitamento da montra e da entrada de luz natural no interior do espaço.
Piso 1
No Piso 1 encontram-se os espaços mais reservados e de apoio ao funcionamento da Farmácia, tais como dois Gabinetes Multifuncionais (com a possibilidade de perfazerem uma única sala); Gabinete da Direção Técnica; Laboratório; Área de Pessoal, Arrumo e Instalação Sanitária. Para além da escada interior, o acesso a este piso poderá também ser feito pela escada comum do edifício.
Piso 2
A área no Piso 2, um pátio exterior, destina-se apenas a uma área técnica ventilada.O acesso a esta área técnica será pontual e apenas para eventual manutenção dos equipamentos a instalar, feito por uma escada-alçapão localizada no teto do arrumo do Piso 1.
Fachada
No Piso 0, os “muretes” existentes na montra foram demolidos trazendo o plano de vidro até ao pavimento, as vergas rebaixadas e a largura dos vãos mantida. Ao nível do Piso 1 foi repetido e continuado o alçado original dos Pisos 2, 3 e 4, uniformizando assim o desenho geral da fachada do edifício.