- Ano: 2014
-
Fotografias:Cyrus Cornut, Luc Boegly
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um monólito colorido de concreto estende a estação existente para sediar o MUS, o museu de história urbana e social. A extensão constitui a base para a estação, com a sua fachada lisa, ligeiramente inclinada que se desdobra e corre até os muros de arrimo circundantes.
A estação foi preservada em sua forma original, e a nova fundação cria um espaço para um terraço elevado, que pode ser usado para coquetéis, eventos educacionais e exposições ao ar livre.
A área de recepção, serviços e exposições temporárias estão localizados na nova seção do museu, enquanto as coleções permanentes são apresentadas nos dois pavimentos da antiga estação. O térreo mostra a transição da vila de Suresnes, com suas tradições de vinhas e peregrinações, para uma cidade industrial que produziu novos itens de mercado de massa, mas que gerou problemas de habitação.
Conforme os visitantes sobem as escadas, são recebidos pelo retrato de Henri Sellier, prefeito da cidade 1919-1941, e descobrem suas ambições e ações.
Modelos e objetos exibidos em grandes mesas brancas contam a história do planejamento urbano e social da cidade. Imagens em grande escala são projetadas para fornecer o contexto e animar os monitores. Neste museu, usamos o jogo de cores para justapor com sucesso a arquitetura contemporânea e um edifício histórico: no exterior, o concreto imita a cor suave e natural da pedra, enquanto no interior a museografia desperta os tons alegres brilhantes do tijolo.