- Área: 380 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Edgard Cesar
A vontade de um casal sem filhos era construir uma casa que preservasse uma árvore típica do cerrado que já existia no terreno antes mesmo do bairro Taquari surgir nas imediações da Capital do Brasil. Tendo essa premissa como ponto de partida, o arquiteto Ney Lima atendeu os moradores com uma casa de dois pavimentos em formato de U. Assim o projeto pôde usufruir o máximo do terreno e mesmo assim destacar o xodó dos moradores.
Nas extremidades foram projetados uma cozinha bistrô e um living envolvendo a árvore que ganha destaque por conta do fundo branco e das laterais com revestimento cerâmico rústico, a qual lembra o tradicional adobe empregado nas casas do interior do Goiás.
A entrada da casa é marcada por uma caixa de concreto aparente onde foi instalada uma porta de aço corten que contrasta com o cimento e harmoniza com o revestimento externo.
Os ambientes da casa são integrados à natureza através de janelas de vidro. Os elementos transparentes e circulares são destaques para as paredes e trazem uma perspectiva de comunicação entre os ambientes tendo como passagem a árvore e a área de lazer.
Molduras de concreto em torno das janelas verticais trazem volume e equilíbrio entre o rigidez do concreto e o aconchego do vermelho. Já na piscina uma pedra verde de origem Asiática chamada Hijau integra a natureza e traz o frescor necessário que o clima seco e quente de Brasília pede.
Texto por Clay Rodrigues