"Ao introduzir o conceito de 'Skate + Parque', o EFFEKT criou um novo tipo de parque urbano, multifuncional e recreativo que une diversos grupos de usuários de diferentes interesses e idades".
Na primavera de 2013, o Município de Lemvig enfrentou um ansioso grupo de cidadãos que buscavam transformar um lote industrial vazio em frente ao porto da cidade, em uma área de ócio e recreação. Com o objetivo de satisfazer as demandas da população local, o EFFEKT trabalhou junto com representantes dos diferentes grupos de usuários para desenvolver um novo tipo de espaço urbano. O resultado dessa colaboração foi a integração de um skatepark + parque urbano que oferece uma gama de funções programáticas e oportunidades recreativas. Situado em um belo entorno, o parque criou um novo espaço social em Lemvig, atraindo skatistas e famílias de toda a região.
"O porto, através do deslocamento da maior parte de sua atividade para ao longo da costa, havia convertido-se em um lixão de atividades marítimas. Ao imaginar o Skate + Parque como um espaço de reunião social que atraísse pessoas de todas a idades e interesses, acreditamos que essa área poderia converter-se em um catalizador da revitalização e que transformasse a frente do porto em um centro recreativo, voltando a introduzir o porto como um espaço importante para a cidade", disse Mikkel Bøgh do EFFEKT.
"Desde o começo, sabíamos que o projeto necessitaria de uma grande variedade de ingredientes para diferenciar-se do cinza, negro e da ferrugem das superfícies do entorno imediato, consequência do deterioro da indústria pesqueira local. Ao desafiar a tipologia do skatepark, um espaço mono-funcional de cor cinza, junto a uma minuciosa pesquisa sobre a dicotomia da superfície em um espaço público, conseguimos desenhar uma plataforma híbrida que acomodasse várias atividades sociais e recreativas.
O skateboarding nasce nas ruas. Coexiste com uma grande quantidade de atividades urbanas. Quando cresceu em popularidade e começou a ser comercializado, o esporte e a cultura moveram-se à esses parques cinzas e foram isolados da cidade que os impulsionaram originalmente, desafiando e inspirando os skatistas. Mediante a fusão do skate com muitas outras atividades recreativas e a reintrodução de uma cultura do (skate) no coração da cidade, sentimos que tanto os skatisitas quanto outros grupos da população serão enormemente beneficiados com essa nova coexistência no porto, e potencialmente surgirão novos impulsos em uma área abandonada com um grande potencial".
O SkatePark Lemvig forma parte do programa de espaço público “Byg-Det-Op” (Construí-lo) sob a coordenação do Centro Danês de Arquitetura, Empresa Danesa de Difusão em colaboração com Realdania, A Fundação Danesa para Cultura e Instalações Desportivas, a Fundação de Arte Danesa e COWl. O projeto foi levado a cabo como um projeto Design-Build (Projeta-Constrói) em um período de 4 meses durante o verão de 2014. Todo o projeto foi documentado pela televisão danesa em 4 documentários individuais. É possível vê-lo através do link.