Otium é uma palavra latina que significa tempo livre ou férias. Uma casa que recebe tal nome deve ser um lugar abençoado onde você pode relaxar e carregar as energias depois um dia de trabalho. A casa projetada pelo arquiteto Sebastian Nagy está sendo abençoada pelo seu próprio ocupante -um padre católico-.
Direto para o presente
Nós sentimos que flutuamos entre o passado e o presente. Chegamos mais perto e há uma cruz simbólica flutuando sobre nossas cabeças que suporta um pequeno abrigo de vidro. Uma grande coberta de duas águas com suaves inclinações surge literalmente do muro de pedra. Há um deslumbrante simplicidade dos componentes fundamentais do edifício -o muro e a coberta-. Ao entrar na casa, estaríamos esperando uma atmosfera escura e espiritual similar às imagens bíblicas em luz e sombra. No entanto, nos surpreendemos com um belo e iluminado interior. Há um fluxo natural desde o pequeno hall levando até a sala de estar. Paredes brancas e pisos de pedras claras são acompanhados por um mobiliário personalizado. Móveis como as cadeiras Verner Panton e Charles Eames. O interior introvertido abre sua alma através de ampla parede de vidro que dá ao átrio.
Um ligeiro desvio do muro externo permite uma vista direta da torre da igreja, que carrega um significado simbólico de conectar o presente com o passado, assim como um função prática. A casa é um composição de espaços atenta aos princípios estéticos tradicionais. A limpa disposição ortogonal é naturalmente dividida em zona diurna e zona noturna. Além disso, o corte da planta baixa leva a austera estética minimalista a uma formação escultural. A conexão visual da casa do padre com a torre da igreja era um simples objetivo artístico enfatizado pela suave parede descendente que divide o átrio e o jardim paroquial. Desse modo, a casa foi assentada no contexto sem nenhuma perturbação e respira a atmosfera escultural acentuada pelo próprio lugar.
Pedra para todo o sempre
“Otio tem uma ambição vanguardista”, diz o arquiteto Sebastian Nagy. “Está feita para permanecer e reagir com as transformações geracionais do seu ocupante, o padre”. Os primeiros estudos iniciaram-se em 2008, quando o padre começou a procurar por um arquiteto que realizasse suas expectativas de projetar uma casa para um padre, conectando o contexto histórico com técnicas de arte moderna e ao mesmo tempo mantendo um justo orçamento.
Os primeiros desenhos já estavam bons. Mais tarde, quando o projeto estava em desenvolvimento, uma próxima parceria surgiu entre o jovem arquiteto e o padre vanguardista, resultando numa peça única de arquitetura. Uma idéia fresca e original inspirada no local está em harmonia com o interior limpo típico para uma área residencial mais que para uma casa de campo de um padre. O mundo está em progresso assim como a igreja. Sua tradição de propiciar grandes obras de arte e arquitetura veio à vida novamente. Não de uma maneira pomposa, mostrando sua riqueza, mas com uma aparência modesta, não excendendo o custo final de €150,000. Os quatro quartos estão feitos à medida. Eles fornecem suficiente espaço para trabalho, descanso e recepção. Quando nós consideramos a excelente eleição dos materiais e trabalho construtivo eficiente, nós temos uma evidência de um arquiteto muito profissional em consonância com as decisões do cliente. A casa está brilhando de energia positiva, resultado de uma coordenação perfeita entre todos os envolvidos.