Esta semana o Studio-X Rio receberá diversos eventos que marcam a X-WEEK 2014. De segunda a sexta haverá palestras com convidados nacionais e internacionais.
Veja a segui a programação completa:
RIO NO OLHO DO FURACÃO – Palestra de abertura da X-WEEK 2014
Na véspera da Copa do Mundo e a dois anos dos Jogos Olímpicos, a cidade está no olho do furacão. Capturada pela atenção internacional, a cidade expõe suas contradições ao mesmo tempo em que se torna um destino global. As melhorias dos megaeventos e a renovação da área portuária são desafiadas pela histórica desigualdade social, infraestrutura e serviços precários e graves questões ambientais - tudo impulsionado pelos protestos que eclodiram em todo o país desde meados do ano passado. O aumento do custo de vida e as transformações urbanas transformaram a cidade em um canteiro de obras, afetando o cotidiano de seus moradores. Sob pressão e incertezas, as consequências a longo prazo não podem ser totalmente compreendida pelos cidadãos. O otimismo foi substituído pela ansiedade em relação ao futuro próximo. O que podemos esperar para os próximos anos? O que será deixado após a passagem do furacão? Como podemos proceder em face dessas transformações? Como podemos pensar para além 2016?
- Palestrantes: Washington Fajardo
- Data: 17 de março – segunda-feira
- Horário: 18h30
ATELIER AZULEJARIA - Azulejos, Arte e Cidade
Azulejaria é um coletivo de artistas e artesãs especializadas, que combina produção artística e projetos educacionais à ações sociais, culturais e urbanas. Fundado pela arquiteta Laura Taves na cidade do Rio de Janeiro em 2003, trabalha em parceria com esferas públicas e privadas com foco em projetos de arte e educação para crianças, jovens e adultos; capacitação de artesãos incluídos em programa de geração de renda; e projetos artísticos. Os painéis, instalações permanentes, são o resultado da concretização do processo de aprendizagem e de uma ação coletiva que procura unificar arte, educação e qualificação do espaço urbano.
- Palestrantes: Laura Taves
- Data: 18 de março – terça-feira
- Horário: 15h00
FAVELAS & DESENVOLVIMENTO - Potencialidades e Perspectivas Econômicas
Desafiando o senso comum, muitas favelas têm um sistema econômico vigoroso: pequenas empresas, prestadores de serviços e mercado informal de imóveis são indicadores de um mercado importante, que pode ser associado ao advento da classe C. Que tipos de mecanismos, redes e práticas são necessárias para o desenvolvimento de modelos econômicos e de geração de renda sustentável para a população? Como criar relações entre os mercados formal e informal? A discussão irá explorar questões, potencialidades e perspectivas de desenvolvimento para o futuro das favelas, em geral, e de Rio das Pedras, em particular. Tradução simultânea disponível.
- Palestrantes: Sérgio Guimarães Ferreira,Cláudia Corrêa, Jaílson Souza e Silva, Vishaan Chakrabarti
- Moderador: Manuel Thedim, IETS
- Data: 18 de março – terça-feira
- Horário: 18h30
HISTÓRIA URBANA DO RIO
Para entender o presente é preciso olhar o passado. Palestra informal narra a história urbana da cidade.
- Palestrante: Antônio Edmilson Rodrigues, PUC-Rio
- Data: 19 de março – quarta-feira
- Horário: 10h00
Favelas são lugares construídos e organizados de acordo com o seu próprio conjunto de regras e protocolos. Planejar e projetar para tal contexto envolve desafios legais, técnicos, culturais e conceituais que desafiam os procedimentos e regulamentos padrão. Qual é o estado da arte quando se trata de projetar para as favelas? Como a arquitetura pode cumprir tal desafio? O que podemos aprender com as experiências passadas? Tradução simultânea disponível.
- Palestrantes: Antônio Veríssimo, Elizabeth França, Rainer Hehl
- Moderadores: Mark Wigley, Pedro Rivera
- Data: 19 de março – quarta-feira
- Horário: 18h30
FAVELAS & MEIO-AMBIENTE - Desafios Ambientais e Novos Olhares
A saúde de uma população está diretamente relacionada ao ambiente em que vive e infraestruturas disponíveis. Rio das Pedras não possui um sistema de saneamento e tem uma porção significativa do seu território construída sobre terras instáveis ao redor da Lagoa da Tijuca, estabelecendo uma relação conflituosa com o ambiente. Com estratégias de intervenção que primam cada vez mais pela urbanização de favelas, novas ferramentas, modelos e tecnologias são necessários para suprirem as necessidades de seus habitantes e melhorar as condições ambientais. A mesa irá explorar os desafios ambientais para o sistema lacunar, sistemas integrados de saneamento e geração de energia, bem como ferramentas de mapeamento da saúde urbana. Tradução simultânea disponível.
- Palestrantes: Kartik Chandran, Mario Moscatelli, Gina Lovasi & Andrew Rundle
- Moderador: Clarisse Linke
- Data: 20 de março – quinta-feira
- Horário: 18h30
REINVINDICAÇÃO TERRITORIAL - Tese de Harvard Propõe Estratégias de Abertura no Complexo do Alemão
A composição de congestão e dispersão opera em dimensão territorial e é intensificada no contexto da urbanização livre. Clearing é proposto como estratégia para formar uma arquitetura que interage com a paisagem construída, atua como extensão do solo urbano e absorve a natureza orgânica de seus eventos, demandas de infraestrutura e gestos de improvisação. Um novo eixo de equipamento urbano, interagindo entre infraestrutura estatal e organizações locais, é proposto ao longo do vale central do Complexo do Alemão.
- Palestrantes: Marina Correia
- Data: 21 de março – sexta-feira
- Horário: 10h00
Título
X-WEEK 2014 – Rio das PedrasWebsite
Organizadores
De
17 de Março de 2014 06:30 PMAté
21 de Março de 2014 06:30 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes., 48 - Centro, Rio - Rio de Janeiro, 20060-070, Brasil