- Ano: 2013
-
Fotografias:Tamás Bujnovszky
Com falésias esculturais e grandes bosques, Hideg-haz é um objeto incomum na paisagem dos arredores de Kőszeg, uma charmosa cidade histórica na Hungria.
O local foi usado como uma pedreira há séculos de modo que a face da rocha exposta se tornasse o elemento mais forte do meio ambiente. Para obter luz direta do sol suficiente durante todo o ano e ficar perto das falésias esculturais, o edifício foi colocado cerca de 10 metros acima da estrada que corre ao longo do fundo do vale.
"Uma pegada abstrata do estilo de vida de uma família - talvez estas são as melhores palavras para descrever a planta", diz o arquiteto Attila Béres. A cabine de madeira flutua a poucos passos acima do terreno natural. As duas partes são amarrados juntas com uma moldura preta espessa. Estas unidades desmontadas criam o espaço para o terraço coberto, que se tornou o espaço central da cabine, com belas vistas para as formas coloridas de rochas expostas e as madeiras ao lado sul.
Luzes naturais e vistas para a natureza circundante foram os fatores mais importantes na escolha dos espaços. As superfícies sólidas e abertas da casa de 110 metros quadrados reagem a esses elementos com grandes aberturas sombreadas para as paisagens do lado sul e vislumbres da rocha por pequenas aberturas ao norte.
O contraste entre o bruto revestimento preto nas superfícies exteriores e do mesmo material, com acabamento natural e superfície lisa no interior leva os visitantes para os espaços interiores.
As paredes brancas do interior adquirem as cores aleatórias do céu e do entorno.
O edifício está localizado em um país com um clima muito diverso. Verões quentes e invernos frios desejam uma mistura inteligente de decisões de arquitetura para manter a casa confortável em todas as quatro estações do ano. Os clientes tinham um conceito claro sobre o que eles queriam alcançar em termos de serviços de construção e conforto. Uma combinação de alta tecnologia e soluções ecológicas simples resultou em baixíssimo consumo de energia e custo de construção moderado.
Hideg-ház é o primeiro projeto realizado por Attila Béres e Jusztina Balázs. Este jovem escritório de arquitetura começou a concepção do edifício, em 2009, quando o Sr. Hideg conheceu Attila Béres pela Revista Wallpaper em uma lista anual dos jovens arquitetos talentosos. O projeto detalhado e a construção da casa terminou em 2013.
Mr. Hideg e sua esposa passaram 3 anos no local para construir a casa precisamente detalhada e sob medida com as mãos. Eles realizaram quase todas as fases de construção, da limpeza das falésias para a construção de móveis sob medida. Sua devoção e entusiasmo insistente teve importância fundamental ao longo do processo de concepção e construção desta casa de férias.