-
Arquitetos: Baranowitz Kronenberg Architecture Ltd
- Área: 535 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Topolopompo é um restaurante de cozinha na brasa inspirado nas tradições culinárias exóticas do Oriente. Seu fogo é onipresente não somente em cada prata individual, mas também fisicamente como participante proeminente e ativo do espaço.
Topolopompo refere-se a uma área de fogueira tribal antiga, onde os contos e mitos se cristalizavam na herança cultural indígena.
Inspirado nas paisagens do Oriente; vales férteis, campos de arroz e cumes das montanhas, Topolopompo celebra essa morfologia e apresenta abundantes possibilidades para reuniões sociais ao longo da rota do "vale" ao "topo da montanha".
Essas paisagens sociais estão dominadas pelo mítico dragão de fogo, o espírito por trás de Topolopompo. Enquanto ele transpassa como um véu por todo o espaço com a sua cauda de ouro translúcida nas diferentes paisagens, seu movimento provoca um rico sentido de estratificação, mistério e a sempre mutante presença de uma experiência primordial.
Seu padrão de escala - um desenho 3D de ladrilhos hexagonais feitos em concreto - serve como um sensual telão de fundo para todos.
A experiência de luz interior foi inspirada na ressonância suave e sedosa das lanternas de papel da Ásia e no ar mágico do brilho dos vagalumes.
As lanternas conferem a cada uma das mesas comuns uma sensação de espaço único e íntimo, enquanto que os alegres "vagalumes" ressoam os encontros vigorosos ao longo da mesa linear comum.
O lugar do álcool em Topolopmpo foi imposto pelas tradicionais cestas à vapor estabelecidas uma em cima da outra, reinventando a função e sugerindo um novo gênero impresso de caráter cultural com centenas de anos, cozinhando tradições e possibilitando uma viagem através do tempo e do lugar.
Topolopompo é feito em madeira de bambu e pedra de lava, ambos materializam a eterna presença e a importância da natureza na nossa vida.