O Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) anunciou os projetos vencedores do Concurso Centro Cultural de Eventos e Exposições, para instalações em Cabo Frio, Nova Friburgo e Paraty. A competição, promovida pelo Governo do Estado do Rio, pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com organização do IAB-RJ, teve como objetivo escolher o melhor projeto para os centros, que terão capacidade para 1.500 pessoas.
O júri foi composto pelos arquitetos Manuel Fiasche, Alder Catunda, Pedro da Luz Moreira, os três indicados pelo IAB-RJ, e Gerard Fishgold e Paulo Cesar Silva Costa, estes indicados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Os escritórios Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, e Dal Pian Arquitetos Associados, de São Paulo, foram os grandes vencedores do Concurso Centro de Eventos e Exposições, promovido pelo Governo do Estado do Rio, pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com organização do IAB-RJ. Os ganhadores assinarão contratos para o desenvolvimento de projetos de centros de eventos em Cabo Frio e Nova Friburgo (Estúdio 41), e Paraty (Dal Pian).
CABO FRIO
1° Lugar - Estúdio 41 Arquitetura
2° Lugar - ARQBR Arquitetura e Urbanismo
3° Lugar - Edvan Isac Santos Filho - Maia Melo Engenharia
NOVA FRIBURGO
1° Lugar - Estúdio 41 Arquitetura
2° Lugar - Julio Cesar Fiori & Cia
3° Lugar - Corsi Hirano Arquitetos Associados
PARATY
1° Lugar - Dal Pian Arquitetos Associados
2° Lugar - Apiacás Arquitetos
3° Lugar - Miguel Felipe Muralha, Ricardo Cristoffani e Yuri Vital
A comissão do júri ainda atribuiu nove menções honrosas. Para o lote de Cabo Frio, receberam a honraria Luciana Dornellas Pio Magalhães, Pablo Basílio de Sá Leite Chakur e Daniel Corsi da Silva. Para o de Nova Friburgo, os trabalhos de Luis Eduardo Loiola de Menezes, Carlos Cesar Arcos Ettlin e Henrique de Castros Reinach receberam a menção. Os projetos para o centro de Paraty de João Pedro Backheuser, de Sérgio Vieira de Freitas Filho e de Filipe Gebrim Doria completam a lista.