- Área: 84 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Toshiharu Naka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena moradia é um dispositivo ambiental, onde é possível se encontrar como parte da natureza ao longo do ano.
A residência foi construída em Hakuba, famosa pelas suas estâncias de neve internacional. Nesta área, muitas casas possuem o térreo elevado a um metro de altura a partir do solo devido à neve profunda. Como resultado, estas casas são visualmente e funcionalmente separadas da natureza circundante. Então, primeiramente foi definido um grande telhado, o que permite um piso contínuo com o nível do solo. Este grande telhado, feito de painéis de policarbonato podem suportar o peso da neve e são transparentes para ganhar luz solar no terraço coberto. Assim, é possível aproveitar o tempo e a luz na floresta.
Estes componentes arquitetônicos funcionam como um sistema passivo. O piso, contínuo com o chão, ganha calor geotérmico que pode ser armazenado. A neve circundante funciona como isolante num ambiente abaixo do ponto de congelamento. O teto transparente constrói uma pele dupla, que permite ventilação natural no verão e evita o problema de barragem de gelo no inverno.
Originalmente publicado em 21 Março, 2014