-
Arquitetos: Friis & Moltke
- Área: 245 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Jacob Termansen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa funcional, localizada próxima da cidade de Aarhus, foi construída num terreno ondulante na borda da floresta. Esse local é conhecido pela beleza de suas paisagens, mas isso também seria um desafio para o arquiteto. A resposta para esse desafio é um "disco dobrado" - formato que permite que a entrada principal da casa esteja em um pavimento, mas que permite acessar o jardim a partir da casa em dois pavimentos. A casa em si dá um sentimento dinâmico de interação com o terreno e a paisagem. Para se conseguir este efeito, as linhas horizontais são completadas por uma cobertura inclinada e juntos elas emolduram o agradável espaço privado em respeito à natureza do entorno.
O elemento dominante do projeto - e o principal elemento arquitetônico do interior da casa - é uma parede de 14,5 metros de comprimento, revestida com laminado de carvalho. A parede é um elemento decorativo que confere sentimento de calor e acrescenta textura à casa, assim como uma base funcional para o mobiliário da cozinha, um nicho aconchegante e a biblioteca da sala de estar. A parede de carvalho cria uma atmosfera meditativa e única, com uma clara referência à natureza escandinava e tradição, ao mesmo tempo revela um traço de inspiração da cultura japonesa.
Todos os pisos são em concreto polido e este estilo mais rústico é visto até o teto, que possui painéis acústicos de gesso. Grandes painéis de vidro, se estendem do piso ao teto, convidam a luz natural e a própria natureza para dentro, criando uma experiência de transição fluida entre o interior e o exterior. Nos fundos da casa, uma janela especial parece ter sido cortada na parede espessa criando a sensação da paisagem natural do exterior seja quase como uma pintura. Os dois quartos das crianças no pavimento térreo possuem janelas para os jardins, enquanto o quarto principal dispõe de um retiro privado para a parte traseira da casa.
A característica da casa é a conjugação de diferentes materiais: pedra e concreto contribuem para as qualidades rústicas e texturizadas da casa, enquanto a parede de carvalho traz sensação de calor e profundidade, e o gesso do teto age como uma cobertura decorativa.