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Arquitetos: NAM Arquitectura
- Área: 4024 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício se localiza em um terreno triangular de dimensões reduzidas, em um ambiente caracterizado pelo contato direto com a ferrovia de um lado, e um conjunto de edifícios residenciais de tijolos do outro.
Isto explica a implementação do edifício nas bordas do terreno e também a densidade no volume principal de quatro pavimentos, um gabarito incomum neste tipo de edificação. Este volume, que contém basicamente todo o programa de salas de aula e serviços, é anexado a outro, que abriga os dois maiores programas - a cozinha e o ginásio - , formando um "L". Além destes programas, este segundo volume também abriga as demais instalações públicas, como a recepção, a secretaria, a portaria, vestiários de funcionários, escritórios e biblioteca. Nos dois pavimentos superiores estão as salas de aula para as escola elementar, já no nível -1 está o programa voltado para as crianças.
Em cada uma destas plantas, um corredor central separa os programas menores, voltados para a rua, das salas de aula. Este grande corredor também relaciona verticalmente os pavimentos através da escada e de uma claraboia, que proporciona iluminação natural aos espaços internos.
Um série de varandas externas permite que os alunos transitem entre as diversas partes da escola protegidos das intempéries.
O edifício é construído em concreto aparente, curado em formas feitas com tábuas de madeira. Uma vez pronta esta simples estrutura, a construção é completada com vidro, revestimentos internos e uma treliça metálica que permite a entrada de luz natural nas salas de aula e outros espaços.
O interior, revestido com MDF pintado, busca simplificar e minimizar qualquer poluição visual, criando um ambiente neutro e claro. Um sistema gráfico indica os diferentes ambientes da escola.