A loja de aproximadamente 830m2 possui uma planta com formato de “T” e está dividida em 2 pisos, sendo que parte do piso superior configura um mezanino voltado para a entrada.
A idéia do novo conceito partiu da exploração do elemento mais forte da marca: a pista de atletismo que está presente em todas as lojas. Nesse caso ela tornou-se a protagonista do projeto, sendo o eixo condutor de circulação e definindo a setorização das categorias de produtos.
As cores branca e vermelha, características da Centauro, foram as duas únicas cores aplicadas em toda a loja com o objetivo de destacar os produtos e reforçar a identificação corporativa da marca.
O conceito fundamental que norteou o trabalho foi a criação de superfícies contínuas que pudessem ser deformadas e transformadas em elementos estruturais da loja, alterando a percepção espacial, rompendo sua regularidade e configurando uma nova unidade para o ambiente.
Para tanto foi proposta uma pele de metal que envolve todo o ambiente, criando uma grande escultura com uma sequência de fitas contorcidas, configurando pequenas aberturas que formam “escamas” no interior da loja. Cada “fita” representa um módulo de material composto de alumínio branco, que reveste todas as paredes e o forro. Esse módulo de 1,25m serve de suporte para os produtos no plano vertical e no plano horizontal ele estrutura o ar condicionado e a iluminação direta para destacar os produtos expostos.
A criação de planos não paralelos desses módulos permitiu a conformação de um nicho de iluminação indireta em toda a sua extensão. A utilização de sucessivos módulos em toda a loja permitiu a conformação de uma grande caixa de luz, dando destaque ao elemento condutor do projeto que é a pista de atletismo vermelha.
A estrutura dessa caixa permite que a luz se espalhe de maneira diferenciada, possibilitando uma variação da percepção espacial. Um sistema de automação foi criado para regular da intensidade de luz de cada módulo, que pode ser controlado individualmente, gerando um “movimento luminoso” inesperado.
A pista de atletismo surge como uma “superfície contaminadora”, que entra pela loja através do mall do shopping e se espalha por todo o ambiente. No centro da loja, a pista corre para o plano vertical e deforma-se, transformando-se de maneira escultórica na escada. Nesse mesmo trecho, esse elemento ramifica-se para o forro do piso inferior de maneira simétrica, configurando de um lado o balcão caixa e do outro um plano vertical delimitador da área dos provadores.
Essa superfície vermelha da escada revela-se na parede do fundo e no forro na área central do mezanino e ramifica-se novamente de maneira simétrica pelo piso do pavimento superior terminando em dois planos verticais de cada lado.
O tratamento dado à vitrine parte da continuação dos módulos metálicos, com iluminação indireta embutida, sendo completamente transparente e sem interferências visuais para que o interior da loja seja apreciado externamente.