O DOCOMOMO - uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos com os objetivos da documentação e a preservação do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins - organiza um evento que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de março e marcará a posse da sua nova equipe de coordenação no Brasil. A partir de 2014, o DOCOMOMO Brasil terá a sua sede no Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, e terá entre os atuais componentes da diretoria pesquisadores ligados à própria UFPE, à Universidade Federal da Paraíba e à Fundação Joaquim Nabuco.
Na cerimônia de abertura do evento, além da posse da nova diretoria, será realizada uma homenagem ao arquiteto e professor Zildo Sena Caldas, que foi por muitos anos diretor da Faculdade de Arquitetura do Recife.
Mais ainda, os nomes do design, do cinema e da arquitetura que lhe servem de título refletem a parceria do DOCOMOMO Brasil com a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França para o Nordeste, e dão o mote para uma série de discussões sobre as visões acerca das produções do movimento moderno francês - sempre uma referência em tais estudos - em dias atuais.
A obra do cineasta Jacques Tati - célebre pelas críticas à arquitetura moderna e à cultura do automóvel - será contemporizada pelo professor do Departamento de Cinema da UFPE, Paulo Cunha. Já Paulette Girard, professora da École d’Architecture de Toulouse discorrerá sobre as experiências francesas de conservações de monumentos do modernismo, especialmente sobre o bairro le Mirail, projetado pelo arquiteto Georges Candilis durante a década de 1960. Por fim, a presidente do DOCOMOMO na França, Agnes Cailliau, apresentará o projeto de restauro da casa do arquiteto e designer Jean Prouvé, na cidade de Nancy.
O evento terá entrada franca, sendo aberto a todo o público interessado, sendo apenas respeitada a lotação do seu local de realização: a sala Calouste Gulbenkian, situada no edifício Paulo Guerra do Campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte.
PROGRAMAÇÃO
26 de março – quarta-feira
- 19h - Abertura, Homenagem a Zildo Sena Caldas e posse do DOCOMOMO Brasil: O que é DOCOMOMO?
- 20h - Mesa Redonda: Do ideal à ironia: só nos resta a nostalgia? Como sensibilizar a opinião publica para a conservação do patrimônio moderno?
27 de março – quinta-feira
- 16h – Cinema e Cidade - Exibição de filmes de Jacques Tati seguida de debate
- 19h – Palestra: Conservar o Moderno - de Chandigarh a Toulouse le Mirail
28 de março – sexta-feira
- 16h – Cinema e Cidade - Exibição de filmes de Jacques Tati seguida de debate
- 19h – Palestra: Conservando o moderno no Brasil e na França
Título
Prouvé, Tati e Candilis - Revisitando a França modernistaWebsite
Organizadores
De
26 de Março de 2014 07:00 PMAté
28 de Março de 2014 08:00 PMOnde
Campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim NabucoEndereço
Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Parnamirim, Recife - Pernambuco, 52060-590, Brasil