-
Arquitetos: Civitas, Sonne Müller Arquitetos
- Área: 480 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Daniel Secches
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Buscando agilizar tempo de obra e a divisão de sistemas de instalação, os escritórios Sonne Müller e Civitas idealizaram a Casa_63.
A residência é organizada por meio de 6 módulos de estrutura metálica em dois pavimentos. O lote, com 470 m², comporta o programa da casa e os moradores, que além do térreo com deck e gramado utilizam a cobertura como lazer.
O diálogo entre materiais rústicos -- como o tijolo e a madeira -- com materiais mais frios -- como a estrutura metálica e o vidro -- constrói o espaço com aparência industrial. As lajes “steel deck” permanecem aparentes, assim como as instalações elétricas e hidráulicas.
Com ventilação cruzada permanente e “efeito chaminé” através das janelas e pé direito duplo, o ambiente é confortável para a permanência nas altas temperaturas. Todos os ambientes têm ventilação para o exterior através de grandes portas e venezianas que podem ser inteiramente abertas.
O teto verde, além de funcionar como isolante, confere uma área de lazer com vista permanente.
O espaço social da casa fica no pavimento térreo, com sala, cozinha e varanda, totalmente integrado quando as portas de vidro deslizantes são abertas. No segundo pavimento, o piso de madeira acrescenta conforto e requinte ao morador, que conta com três suítes, sala íntima e varanda de acesso ao “rooftop”.
A ideia de pintar a escada de amarelo é aguçar a curiosidade do visitante, que acessa através de uma passarela metálica. Subindo na cobertura da casa, cercada por guarda-corpos metálicos, há um deck de madeira, uma área verde e uma horta particular. Alem de abrigar as placas de aquecimento de água, sistema de reaproveitamento da água de chuva e sistema de geração de energia solar, capaz de gerar 200 kwh/mês, o suficiente para atender os moradores da casa.
Texto por: Flávia Marreira