-
Arquitetos: 2C Arquitectos
- Área: 258 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Santos-Díez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto surge da intenção dos Portos de Galicia de promover rotas de tráfego marítimo nos estuários da Galícia. Localizado nos limites urbanos de Vilanova de Arousa, a Estação Marítima consiste em um pequeno edifício projetado para fornecer atendimento aos usuários destas novas rotas.
A proposta é a configuração de um espaço sereno voltado para o mar. Trata-se de um espaço fechado completamente envidraçado sob uma envoltória de concreto protegida dos ruídos e adjacente a uma caixa de madeira que contém todos os serviços.
A primeira caixa é de concreto escuro e define o volume total do edifício. É uma caixa aberta em seus dois maiores lados: leste e oeste. Uma plataforma elevada e coberta voltada para o mar.
A segunda caixa é de vidro. Um espaço que abriga as atividades internas: venda de passagens, cafeteria, restaurante, comércios... Ladeada pelo volume de madeira e envolvida pela cobertura de concreto, este espaço se abre para o mar, para as embarcações que passam, para a paisagem.
A terceira caixa é de medeira de pinus. Este volume abriga todos os serviços: banheiros, instalações, depósito, cozinha, bar... É a infraestrutura para que as atividades aconteçam.
Do ponto de vista tecnológico, as propriedades de durabilidade da madeira de pinus acetilada, acrescidas dos controles construtivos de projeto e do tipo de acabamento aplicado, proporciona uma garantia de cinco anos para a obra concluída. Este é o primeiro edifício construído com este material na Espanha e é também o primeiro edifício espanhol a receber este tipo de garantia.
Resumidamente, queríamos criar uma obra simples e sóbria, sem artifícios. Entendemos que tanto os materiais quanto a configuração deveriam expressar claramente suas ligações com atividades de lazer e turismo. Por este motivo, procuramos materiais que transmitissem excelência e atemporalidade.