-
Arquitetos: RemingtonStyle
- Área: 2300 m²
- Ano: 2009
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cada um destes conceitos caracterizam épocas passadas: casas individuais e bar para a classe trabalhadora.
Nós propomos novas formas urbanas projetando um grupo de casas elevadas do chão em torno de um espaço compartilhado.
Localizado no pavimento superior, o nível de distribuição assume a forma de um jardim compartilhado de continuidade visual em uma relação direta com o espaço urbano através de um caminho suave (rampa paisagística). De ambos os lados deste jardim são justapostos com casas costuram a escada numa verdadeira relação de usos. O personagem destacado e suspenso do jardim faz dele um espaço seguro para as crianças, além de um jardim ensolarado. É um espaço compartilhado onde as pessoas podem vir desenvolver relações de vizinhança: um lugar para o qual o projeto é identificado.
O projeto se propõe agir como provedor de qualidade na casa individual, enquanto que proporciona uma imagem coletiva. O conceito de estabelecer "casas" com base composta por serviços comuns (de acesso, hall de entrada, estacionamento, salas), lojas, garante a este edifício seu caráter urbano, principalmente através da relação do piso térreo.
A organização coletiva do edifício como propomos permite minimizar os custos das áreas comuns (hall de entrada aquecido, escadarias, elevadores) e transferir os custos de paisagismo que será de grande valor ao projeto.
Materiais Recicláveis e Iluminação
Entretanto, a investigação do pensamento tipológico relacionada com baixo consumo e a vontade de oferecer todas as acomodações a melhor exposição solar possível renderam respostas volumétricas únicas e programa apropriado.
Este conjunto de volumes com base na seqüência tipológica tem sua origem no trabalho de implementação das seguintes duas tipologias em madeira: o primeiro de uma série de lâminas de diferentes larguras, e o segundo que segue o princípio do revestimento de uma lâmina perfurada orientada obliquamente.
O tratamento dos espaços privados externos é projetada como uma extensão da arquitetura. As escadarias e tampas são feitas em asfalto e concreto para facilitar a acessibilidade. Todos os espaços externos não privados são plantados com vegetação que exige baixa manutenção.
A qualidade da iluminação ambiente durante a noite é também uma preocupação, alcançada com a seleção sistemática de iluminação integrada à arquitetura.
Princípios de Projeto
Criar habitações populares que poderiam mudar a imagem do bairro é um projeto ambicioso, mas alcançável quando essas casas não são um enclave dentro do distrito mas um lembrete pontual.
No entanto, mudar a imagem do distrito que intervimos é baseado em novos princípios das relações nas ruas.
Assim, nos propomos a fazer casas que passam por tipologias específicas ao seu ambiente (exposição, propriedade comum, proximidade, densidade), criando a requalificação do bairro.