É fácil construir uma nova edificação que é bonita, confortável, espaçosa e arejada. No entanto, não é fácil criar um lugar inspirador, especialmente no Vietnã, onde as novas cidades estão surgindo com edifícios que não compõem um com o outro e que acabam sempre duplicando a arquitetura clássica francesa.
A malha de 700 m2 está localizada em uma área urbana e seu proprietário é um homem jovem. Por trás do seu apressado modo de viver, é tempo dele contemplar o que precisa... Ele quer um espaço eminentemente regional com nuanças indígenas.
O projeto está situado na antiga capital do Vietnã - a província de Ninh Binh, onde a religião é diversificada e complexa, especialmente porque há uma existência paralela, até mesmo misturada, do budismo e do cristianismo. Diante de um estilo urbano, com arquiteturas complexas, nós estamos atuando à favor de um projeto em termos de "nação" e "identidade local" que definimos como um espaço cultural. O lugar é para se comunicar, pensar sobre o passado e também realizar negócios.
A materialidade é composta por uma série de paredes de pedra (local e construída por locais de forma tradicional). As paredes de 70 cm de espessura, são combinadas para criar espaços arquitetônicos contrastantes: Fechado - Aberto, Dentro - Fora, Velho - Novo, Suave - Áspero.
No espaço oco, "caímos'' no bloco e vice-versa. No espaço vazio, elementos naturais, como a exposição ao sol, chuva, vento, penetram diretamente da casa. Essas qualidades fazem com que o edifício considere o meio ambiente com caraterísticas tipicamente tropicais e tradicionais.
O edifício está dividido em espaços independentes que podem ser acessados a partir do lobby principal e cada espaço traz ao proprietário um sentimento diferente. Os conceitos espaciais foram influenciados pelos espaços tradicionais do norte do Vietnã:
- Uma Vila em Estilo Pagode - Muitas vezes tem um tambor. Antes de inciar a feira da vila, as pessoas costumam tocar um tambor para realizar alguns rituais, e, em seguida, as atividades de entretenimento do festival acontecem.
- Uma Vila em torno do Lago - É um espaço público onde, no passado, os vietnamitas vinham a fim de obter água para as atividades diárias, tomar um banho, lavar roupa. Esses lagos geralmente possuem muitas samambaias d'água.
- Um jardim Frontal - para relaxar, tomar ar, receber convidados, tirar uma soneca.
- Um espaço para atividades de canto e de entretenimento.
- Uma lareira de tijolos antigos - Ele vai ajudar as pessoas a lembrar de uma parte das aldeias no Vietnã. A lareira de tijolos antigos costumava fornecer os principais materiais de construção para as pessoas.. Ela agora está a desaparecendo gradualmente, e para muitos vietnamitas idosos, está apenas na memória.