-
Fotografias:Emilio P. Doiztua
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centre for Visual Arts em Dordrecht, em colaboração com o escritório de design de Amsterdã Carve, convidou 10 escritórios de design europeus para desenvolver objetos inventivos, engenhosos e multi-etários para completar o projeto de um novo espaço público, a praça Governeursplein, na cidade de Dordrecht. O projeto "Energy Carousel", concebido pelo Ecosistema Urbano, foi uma das propostas vencedoras que será implementada.
O "Energy Carousel" explora o potencial do lugar como playground. Um candelabro de onde pendem cordas, um abrigo, um lugar de encontro icônico para diferentes grupos, um objeto que, ao girar, produz a energia usada em sua iluminação.
Como uma floresta de cordas rodopiantes que pendem em diferentes alturas, os assentos mais próximos do centro da estrutura acomodam crianças mais novas, enquanto que as mais velhas e mais altas podem se sentar nos assentos mais externos. A energia cinética produzida pelo girar das crianças é capturada pelo carrossel e armazenada em uma bateria no subsolo.
Ao anoitecer, a bateria do carrossel ilumina a estrutura. Quando a velocidade das rotações aumenta, as lâmpadas brilham mais intensamente. A cor das luzes também muda de acordo com a quantidade de energia gerada pelas crianças durante o dia.
Ecosistema Urbano projetou esta estrutura lúdica com dois focos em mente. O primeiro é promover a educação através da brincadeira, ensinando crianças sobre métodos alternativos de gerar eletricidade. O segundo e usar materiais eficientes que também servem para destacar a singularidade do projeto.
Acreditamos que através de projetos que enfatizam a pedagogia ecológica, podemos transmitir à próxima geração de cidadãos uma mensagem sutil sobre o potencial de uma abordagem mais criativa e sustentável ao projeto urbano.