-
Arquitetos: Cornelius + Vöge ; Cornelius + Vöge
- Área: 3800 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adam Mørk, Kirstine Mengel
-
Fabricantes: VMZINC
Arquitetura Narrativa
Situada no porto de Odense, a Casa Atlântico Norte incorporará um importante ponto de encontro para a cultura da Groenlândia, Islândia e as Ilhas Feroe. A casa é um híbrido de diferentes funções e converte-se numa pequena vila, incluindo espaços para exposições, lojas de design, restaurantes, administração cultural, espaço para conferências e 25 apartamentos para estudantes.
O projeto deriva do profundo entendimento da cultura e identidade de três países do Atlântico Norte. O edifício foi desenhado como um conjunto de três edifícios sobre pilares numa paisagem de concreto. Ao conectar o exterior e interior a paisagem gera uma planta aberta e acolhedora com vários espaços de múltiplos usos. A partir de uma expressão de narrativa arquitetônica a casa serve como um gerador para a comunidade dos países do Atlântico Norte.
O edifício faz uma forte referência às casas de madeira dos países nórdicos, a paisagem faz referência às formações rochosas dos três países e suas paisagens dramáticas e espetaculares. O projeto gera um universo no qual as distintas funções se conectam de forma natural e criativa a partir de uma forma lúdica com materiais únicos de construção. Os materiais utilizados são o zinco preto, concreto aparente, madeira das costas da Islândia.