-
Arquitetos: Baumschlager Eberle Architekten
- Área: 20000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Vincent Fillon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório internacional be baumschlager eberle, o cliente Hines e o investidor Ivanhoé Cambridge anunciam a pré-certificação "LEED Platinum" do recentemente inaugurado edifício de escritórios "Ardeko” em Boulogne-Billancourt (França). Testado de acordo com os padrões do U.S. Green Building Council, Ardeko ganhou a classificação máxima.
Localização, conceito, consumo de água, consumo de energia, isolamento, uso de materiais de construção e os interiores foram todos avaliados. A certificação final será fornecida após a ocupação do edifício. Localizado numa área em desenvolvimento próxima ao Rio Sena, be baumschlager eberle ganhou o concurso para o "Edifício Ardeko na Avenida Emilie Zola" de 2009.
O nome da escritora reflete as ambições do projeto: perpetuar a cidade do final do século XIX. Um bloco no perímetro foi projetado com pátios internos para gerar um sentimento clássico de urbanidade. As características do novo empreendimento são a densidade e transparência. O terreno está sendo desenvolvido ao longo de linhas modulares com um forte impacto a ser alcançados pela altura dos prédios. Três prédios de escritórios ainda serão erguido aqui, com uma nobre fachadas feitas de arenito português.
As proporções esguias do bloco mais ao sul, na esquina da Rue Marcel Bontemps criam a impressão de uma torre, enquanto os outros edifícios com seus níveis superiores reconhecem a profundidade da avenida. Os edifícios estão conectados por pontes, criando assim incisões na elevação do conjunto e sublinham a sensação escultural da arquitetura.
O efeito escalonado é alcançado no nível térreo na forma de duas situações de portões de entrada que chamam a atenção para os pátios internos comuns. Aqui, a alta densidade ao longo da via é compensada pelos ocupantes do prédio em que eles se beneficiam da área verde organizada. Acima das áreas de entrada imponentes existem espaços de escritório multi-usos que abrangem as fachadas e os núcleos de acesso.
Os ambientes de trabalho aqui podem ser desenvolvidos ou adaptados para estarem de acordo com a economia de serviço. Ardeko é um dos quatro edifícios na França que recebem pré-certificação de acordo com os padrões LEED.